Criar uma loja virtual do zero parece tão complicado, você deve estar pensando. Mas, isso não é verdade! Na verdade, apesar de ser um processo complexo e que é preciso dedicar certo tempo, só é preciso dedicação!

Se você está lendo este post é porque já sabe como é importante ter uma loja virtual para para marcar presença na internet  e ampliar a capacidade de negociação!

Neste post, você vai descobrir um passo a passo para criar sua loja virtual do zero! Vamos lá?

1- Escolha o que vender

Antes de tudo é saber o que você vai vender e qual segmento sua loja virtual irá seguir. Lembre-se de que é importante considerar para quem você vai vender, uma vez que são seus clientes que escolherão o que irão comprar!

Então, faça uma análise do mercado que deseja ingressar, estudando concorrentes e possivelmente enxergando uma oportunidade de negócio ainda não explorada. Isso é importante para não se meter em algo que não conhece e que a concorrência é muito acirrada!

Também saiba onde irá vender! Obviamente, para criar um e-commerce, você precisa de uma boa plataforma. Pesquise as opções de mercado e opte pela solução mais completa e que, ao mesmo tempo, caiba no seu orçamento. Se a plataforma for fácil de configurar, melhor ainda.

Enquanto estiver escolhendo sua plataforma de e-commerce, pesquise pelos recursos que você irá usar na sua loja virtual. Por exemplo, marketplaces, design responsivo ou mobile, meios de pagamento variados, dentre outros.

2- Se planeje

O segundo passo é colocar no papel o que for necessário, elaborar um cronograma e dividir os processos em etapas. Com o planejamento, é possível ter mais conhecimento do seu negócio e seu nicho, com isso as chances da sua marca render bons resultados é maior

Tente definir seus objetivos, metas e desejos; também organize a missão e a visão de negócios, qual será a estratégia de marketing a ser utilizada, entre outras coisas.

3- Registre seu domínio

O domínio da sua loja online é o endereço dela, e para realizar compras o consumidor precisará acessá-la da forma mais simples possível. Além disso, existem vários tipos de domínio.

Lembre-se de que o melhor domínio para a sua loja é o nome dela. Caso isto não seja possível ou não seja a melhor estratégia para o seu negócio, você deve pensar neste endereço como uma identidade digital da sua marca, algo simples e claro.

4- Personalize sua loja virtual

Um bom design para e-commerce pode trazer muito mais resultados do que você imagina e, principalmente, pode lhe ajudar a aumentar suas vendas!

No momento em que for definir quais imagens e descrição dos produtos serão utilizadas em seu e-commerce, tenha em mente que, apesar de não ser uma “regra”, é altamente recomendado que você siga um padrão para toda a sua loja – e para todos os produtos.

O design responsivo para e-commerce ajuda em diferentes esferas, sobretudo na rapidez de carregamento de dados. Ou seja, além de o visual ser mais atrativo e estruturado, o usuário não precisa ficar esperando tanto. Por isso, também é uma boa ideia ter um design responsivo.

A plataforma iSET, por exemplo, ainda conta com um departamento de criação, dedicado a trabalhar em projetos personalizados de layout de lojas virtuais hospedadas nela.

Entender como seu mercado está hoje é fundamental para apresentar algo novo para ele.

Por isso, faça uma pesquisa onde você encontre muitas imagens interessantes, sites bonitos e ideias legais!

5- Faça algumas integrações

A primeira que você deve fazer é de formas de pagamento, isso pode ser um diferencial de sua loja virtual, pois os clientes gostam de ter várias opções.

Algumas alternativas que você pode oferecer são: cartão, débito em conta, boletos bancários, entre outras possibilidades..

A maior parte dos serviços oferece o checkout transparente, que permite ao cliente pagar a compra sem ser direcionado a outros sites, pois integra as operações com o carrinho da sua loja online. Certifique-se desta opção de segurança antes de contratar qualquer serviço.

Formas de envio e frete de mercadorias é um passo que representa o momento em que o cliente vai de fato completar a compra feita na sua loja virtual. Por isso, ter as integrações necessárias para continuar proporcionando uma boa experiência ao cliente é essencial.

Confira se a sua plataforma de e-commerce possui as principais formas disponíveis no módulo de envio e frete de produtos para a sua loja virtual.

6- Contrate um SSL

Segundo dados da Serasa Experian, 8 em cada 10 brasileiros consideram a segurança de seus dados como o aspecto mais importante de uma experiência online. Por isso, esse é um passo muito importante para criar a sua loja virtual do zero.

Mas o que é SSL? Bom, o SSL é o certificado de segurança que criptografa as informações trocadas entre a loja virtual e o cliente para que não sejam interceptadas por terceiros mal-intencionados.

7- Invista em estratégias de marketing

Esse é um passo importante para estruturar sua marca e deixá-la conhecida. É preciso criar um ampla estratégia , é necessário criar perfis nas redes sociais, investir em SEO e muitas outras ações.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital que mais crescem no Brasil e no mundo. Essa estratégia é um conjunto de ações de comunicação com seu público-alvo que tem como objetivo crescer a sua base de clientes e de potenciais clientes, os atraindo através da criação de conteúdo relevante, valioso e que o ajude a resolver algum problema pontual.

O e-mail marketing, outro exemplo de estratégia de marketing digital, tem tudo para ser um grande aliado da sua loja virtual, seja para manter o interesse do público pelo conteúdo que publica regularmente em seu blog ou para enviar listas de ofertas, descontos especiais e lançamentos de produtos.

O e-mail marketing é a melhor estratégia de Marketing Digital para manter a comunicação com os seus clientes ativa.

As rede sociais constituem uma série de canais abertos de comunicação com seu público, e tudo que você precisa fazer é aproveitar bem esses espaços. Afinal, as pessoas estão ansiosas por experiências interessantes e conteúdo relevante nesses meios.

O SEO, que vem do inglês Search Engine Optimization (otimização para motores de busca, em português), pode ajudar muito nas vendas e na autoridade do seu e-commerce. O SEO para e-commerce é uma das ferramentas mais práticas e econômicas para impulsionar as suas vendas.

Pronto! Agora, basta seguir este passo a passo e tenho certeza que você não terá problemas ao criar a sua loja virtual do zero!

Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.


Leave a Reply

Your email address will not be published.