Você tem curiosidade em saber quais são os tipos de vendedores e suas características? 

Muitas pessoas não sabem, mas não existe apenas um tipo de vendedor. São diferentes perfis de profissionais que atuam com a realização de vendas, cada um com suas determinadas características. 

Para que você tenha uma ideia de como esse assunto é importante, os piores vendedores do mundo são as pessoas que consideramos bons vendedores. Por quê? 

Porque você assiste a filmes, por exemplo, e vê aquele perfil de vendedor de carros que tem um charme deslumbrante e que falam as coisas certas e pressionam as pessoas. 

Mas, na vida real, nem sempre é assim. Os melhores vendedores do mundo não são pessoas assim. Esses vendedores que pressionam clientes não chegam a lugar nenhum quando se trata de vendas, ainda mais nos dias atuais. 

Os clientes podem facilmente encontrar e considerar diferentes opções de empresas para comprar produtos ou serviços. 

Logo, os vendedores precisam estar preparados para atender essas pessoas da melhor forma possível. Caso contrário, elas vão procurar pelos seus concorrentes.  

Sei que vai soar clichê, mas a melhor maneira de ser um grande vendedor é vender com o coração, porque você sabe que o produto ou serviço que está oferecendo agrega valor à vida da outra pessoa. 

Quer saber quais são os tipos de vendedores e suas características? Continue a leitura e confira! 

Os principais tipos de vendedores e suas características

Pode ser que você já tenha visto muitas pessoas que estão na área de vendas e não estão convencidas se o produto ou serviços que estão vendendo realmente é bom. 

Isso pode gerar dificuldade para realizar vendas, e muitas vezes os vendedores não sabem porque isso acontece. 

A questão é que não importa o quanto você tente parecer sincero, no final do dia, se você não vender seu próprio produto, não conseguirá vendê-lo para outra pessoa. 

Se você atua como vendedor, está no atendimento ao cliente, tem seu próprio negócio ou quer entrar em qualquer uma dessas três coisas, aqui está uma lista com alguns tipos de vendedores e suas características. 

1. O construtor de relacionamento

Esse perfil de vendedor se concentra no desenvolvimento de relacionamentos pessoais e profissionais sólidos em toda a organização do cliente. 

Esses vendedores são muito generosos com seu tempo, fazem tudo o que podem para atender às necessidades dos clientes e trabalham com afinco para resolver quaisquer tensões que surjam na relação comercial. 

Ironicamente, embora a maioria dos programas de vendas seja projetada para criar e incentivar os construtores de relacionamento, é o menos eficaz de todos eles. Algumas das suas principais características são:

  • Tem um perfil consultivo clássico;
  • Cria defensores internamente;
  • Cria relacionamentos com clientes em potencial. 

2. O solucionador de problemas reativo

Quando se trata de tipos de vendedores e suas características, o solucionador de problema reativo é considerado um perfil altamente confiável e detalhado da perspectiva dos clientes. 

Eles são conhecidos por ter foco no acompanhamento pós-venda para garantir que os problemas do serviço sejam tratados e resolvidos de forma rápida e completa. 

Esse tipo de vendedor não está preocupado apenas em fechar vendas, mas também em saber toda a experiência do cliente, até o pós-vendas. 

Ele realmente ganha a confiança dos clientes e isso faz com que exista uma relação de confiança e fidelização. Suas principais características são: 

  • Altamente orientado para os detalhes;
  • Responde de forma confiável às partes interessadas;
  • Garante que todos os problemas sejam resolvidos. 

3. O trabalhador árduo

Não que os outros tipos de vendedores não sejam trabalhadores dedicados, mas os trabalhadores árduos (também conhecido como Hard Workers), são os membros da equipe que chegam cedo, ficam até tarde e sempre vão além.

Esses vendedores podem fazer mais ligações em uma hora e se encontrar com mais potenciais clientes em uma semana do que qualquer outra pessoa da equipe de vendas. 

Os tipos de vendedores e suas características é um assunto que chama a atenção, principalmente quando falamos do perfil trabalhar árduo. 

Isso porque, ele definitivamente é o profissional que vai se dedicar ao máximo possível para alcançar os melhores resultados de vendas. Suas características são: 

  • Não desiste facilmente;
  • Automotivado;
  • Interessado em feedback e desenvolvimento pessoal. 

4. O lobo solitário

Se você nunca ouviu falar no termo “lobo solitário”, trata-se de um vendedor com perfil profundamente autoconfiante e que tem uma habilidade natural para ter sucesso. 

Os vendedores com perfil lobo solitário quebram as regras, são difíceis de gerenciar e fazem as coisas à sua maneira. 

Esse é o perfil menos comum de todos os vendedores, mas são o segundo mais comum entre os vendedores de melhor desempenho. 

O vendedor “lobo solitário” quer realizar vendas e bater suas metas, não importa o que aconteça, e ele vai fazer de tudo para conseguir isso. As principais características são: 

  • Segue seus próprios instintos;
  • É confiante;
  • Oferece resultados, mas é difícil de gerenciar. 

5. O desafiador

Os vendedores com perfil desafiador usam seu profundo conhecimento sobre negócios para desafiar seu pensamento e manter o controle da conversa de venda. 

Os desafiadores não têm medo de expressar pontos de vista controversos e são assertivos com todas as pessoas com as quais se comunicam. 

Entre os vendedores de melhor desempenho, os desafiadores costumam ser os mais comuns. Suas principais características são: 

  • Visão diferente do mundo;
  • Adora debater e pressionar o cliente;
  • Tem forte compreensão de negócios. 

6. Vendedor “tranquilo”

Esse tipo de vendedor é aquele muito tranquilo e que está sempre de bem com a vida. Para esse perfil, as vendas que não forem fechadas não são motivos para estresse e preocupação. 

Isso porque, ele sabe que não tem muito o que fazer para convencer os clientes a comprarem o produto ou serviço que está oferecendo. 

Se ele recebe um “não” do cliente, fica despreocupado e segue a sua vida. Também não deixa que maus dias o atinja e está sempre com pensamento positivo para conseguir mais um cliente. 

Esse tipo de vendedor é muito bom para lidar com pessoas que são indecisas, porém não sabe como agir, caso um cliente não queira comprar o que ele vende. O vendedor tranquilo não desenvolve argumentos para persuadir os potenciais clientes indecisos, o que é algo negativo. 

Suas principais características são: 

  • É muito calmo e evita ao máximo possível se estressar;
  • Tem pensamentos positivos;
  • É muito cordial com os clientes, até em situações desagradáveis – como a pessoa ser ríspida no momento de negar a compra. 

Conclusão

Como você pôde ver, existem diferentes tipos de vendedores e suas características podem fazer total diferença em como comportam-se no momento de obter vendas. 

Encontrar o tipo certo de vendedor para sua função e ambiente de vendas está diretamente relacionado ao sucesso de sua equipe de vendas. 

Porém, é importante deixar claro que não existe um tipo certo ou errado de tipo de vendedor. o fator crítico de sucesso é identificar qual perfil se encaixa melhor em seu ambiente de vendas. 

Todos esses tipos de vendedores podem ser incrivelmente bem-sucedidos e aumentar a receita de uma empresa, só é necessário identificar o que melhor se adequa ao seu negócio. 

Espero que agora, depois deste post, esteja claro para você quais são os tipos de vendedores e suas características e que consiga identificar qual é o seu perfil, ou dos seus funcionários. 


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.