O SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization, consiste em uma estratégia de marketing digital em que sites e blogs são otimizados com técnicas específicas para que estes ficam bem posicionados organicamente no Google ou em outro mecanismo de busca.

E por que isso é tão importante para empresas? Porque a maioria dos usuários na internet não acessa as páginas 2, 3 e em diante do Google.

Logo, se o seu site não está bem posicionado, isto é, na primeira página e nas primeiras posições, como as pessoas o encontrarão e acessarão ele?

Além do mais, estando nas primeiras posições, o seu site e/ou seu blog têm muito mais chances de cliques, pois grande parte das pessoas prefere acessar os resultados orgânicos, ou seja, os não pagos (aqueles que não aparecem “anúncio” na frente).

Portanto, já deu para ter uma ideia do porquê investir em SEO é importante, certo? Porém, esse é só um panorama a respeito desta estratégia. 

A seguir, explicaremos outros motivos que fazem do Search Engine Optimization um ótimo investimento. Veja!

SEO para empresas: entenda a importância

Imagine que você tenha um negócio de informática, uma loja onde venda equipamentos, acessórios e itens relacionados.

Agora imagine quantas pessoas vão até o Google todos os dias e buscam, por exemplo, por “computador custo-benefício”, “mouse gamer”, “teclado para notebook”, “headphone em promoção”, “melhores notebooks para trabalho”… provavelmente, inúmeras não é mesmo? 

No entanto, se o seu site não aparece para essas pessoas quando fazem uma pesquisa na internet, como é que vão comprar de você? 

E é isso que nos leva ao primeiro motivo que torna o SEO tão importante para empresas:

Aumenta as visitas no seu site e gera mais negócios

Um site otimizado com técnicas de SEO é sinônimo de mais visitas. E com mais pessoas acessando ele, consequentemente há mais chances de vender e fechar negócios!

Pense no exemplo da loja de informática. 

Se toda vez que alguém pesquisar por aquelas palavras-chave ou outros termos relacionados no Google, e o seu site aparecer nos primeiros resultados, imagine quantas pessoas o acessarão e quantas possivelmente efetuarão uma compra.

Um site bem otimizado para SEO = mais oportunidades de vendas.

Aumenta a credibilidade da sua empresa e a destaca dos concorrentes

Se o seu site ou blog está nas primeiras posições orgânicas do Google para diversas pesquisas, é porque o trabalho de SEO está sendo bem feito.

E tendo um trabalho de SEO bem feito, o mecanismo de busca, isto é, o Google, vê o seu site como relevante, como uma autoridade e referência no assunto. 

E isso é importante, pois passa aos usuários a sensação de que o Google o vê como um dos melhores da sua área.

Logo, você se destacará dos concorrentes e ganhará mais credibilidade diante das pessoas que estão fazendo as pesquisas na internet. Sem contar também que haverá um fortalecimento da sua marca!

Porém, para que tudo isso ocorra, é essencial que no seu site e no seu blog haja conteúdos de qualidade, informações relevantes e dicas valiosas, que, de fato, ajudem os usuários de alguma forma.

O conteúdo é o principal pilar em uma estratégia de SEO.

É fácil de mensurar 

Mensurar resultados em marketing em SEO

Graças às diversas ferramentas e aos diversos softwares que existem no mundo digital, o SEO é uma estratégia que é fácil de mensurar.

E por que isso é importante? Porque assim é mais claro e simples de entender o que está dando certo e o que não está, o que precisa de melhorias e otimizações para que as metas e os objetivos sejam alcançados.

Dessa forma, você consegue analisar regularmente os resultados das suas estratégias e mudá-las conforme necessário.

Por exemplo, você consegue mensurar o tráfego do seu site, a evolução ou involução das posições de suas palavras-chave, quais páginas os usuários mais acessam, quanto tempo eles ficam em cada página e mais uma série de outros dados e informações.

Observação: o SEO é para médio e longo prazo

Agora que você já sabe a importância do SEO para empresas, é hora de investir nesta estratégia!

No entanto, antes é importante ter em mente que o SEO não é do dia para noite, isto é, ele leva um certo tempo para começar a apresentar resultados – geralmente, pelo menos uns 3 meses. 

Além do mais, para que todos os objetivos sejam alcançados ou até mesmo superados é preciso trabalhar bastante, avaliar e reavaliar métricas/dados e claro, realizar todas as otimizações necessárias.

Por isso, o investimento em uma consultoria SEO pode ser o melhor caminho, afinal, você terá profissionais qualificados trabalhando para que seu site e seu blog estejam sempre bem posicionados no Google e, dessa forma, você também terá mais tempo para fazer outras coisas relacionadas a sua empresa.

O resultado do SEO, mesmo sendo a médio e longo prazo, é bastante recompensador e é por isso, inclusive, que cada vez mais empresas estão investindo nesta estratégia. E você, não vai ficar de fora né?!


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.