Está pensando em fazer vídeo Marketing com YouTube? Acho que está tomando a decisão certa.

Segundo os últimos dados disponíveis, cada dia chegam mais de 33 milhões de visitas únicas até o YouTube. Isso significa que:

  • 100 horas de vídeo são carregadas ao YouTube a cada minuto ou que em um mês é subido mais conteúdo em vídeo para YouTube do que conteúdo é produzido pelas três principais cadeias de televisão de Estados Unidos durante 60 anos.

Esses dados confirmam que a visão dos vídeos na internet foi instalada de uma forma completamente natural em nossas vidas, e que, além disso seu consumo está subindo de forma exponencial.

Leia também: https://blogmarketingonline.com.br/metodo-revelado-gera-mais-trafego-com-video-no-youtube/

Por todas essas razões acho que deveria considerar (eu faço e, por isso, estou escrevendo esse artigo) que há vida além do formato rei da internet (o texto) e que o vídeo vem a completar as experiências de navegação dos usuários.

  • Fato: Os conteúdos multimídia já tem muita presença e terão cada vez mais presença.
  • Pergunta: Você (e eu) fazemos algo ao respeito?

Se a sua resposta é NADA (assim como foi a minha resposta na época), te convido a seguir lendo esse artigo para que entenda o que eu entendi no passado. Veja tudo o que poderá perder por não trabalhar com vídeos!

Porque fazer vídeo marketing com YouTube?

1. O vídeo é um formato atrativo

O vídeo é um formato muito atrativo porque capta facilmente a atenção de um leitor.

Particularmente não vejo muitos blogs que mantenham um canal em YouTube de forma periódica. Ou fazem vídeos ou escrevem no blog, mas não conheço muita gente que tenha presença permanente nos dos canais. Isso é algo que pode fazer a diferencia para você, eu vou implementar essa estratégia.

Não é a mesma coisa ir de uma pesquisa de Google para uma página de vídeo que ir a uma página onde só tem puro texto, pior ainda, 3 linhas de texto e 48 blocos de anúncios.

É verdade que pode complementar o texto do seu post com imagens relevantes e ilustrativas, mas essa experiência não oferece a experiência que oferece o vídeo.

2. O vídeo é um formato útil

Não quero fazer competir vídeo com texto, prefiro pensar que o vídeo é um formato muito útil porque completa perfeitamente o texto. Assim, num post do seu blog pode começar explicando de forma escrita o porquê realizar uma tarefa determinada e terminar ensinando como fazê-lo com um vídeo tutorial passo a passo. Assim será mais fácil e explicito que explicando os passos em um texto.

Quando pensamos em demos ou em tutoriais, o vídeo cobra força pela sua própria natureza.

3. O vídeo é mais memorável

O fato de poder ouvir e ver, por exemplo, o que está dizendo um professor será muito mais efetivo que dispor somente de uma informação em texto. Depois de duas semanas você vai lembrar melhor do apresentado em vídeo (50%) que só em texto (uns 10%). O vídeo ganha do texto por um fator de 5.

Interessante certo? Mas ainda se trabalha com conhecimento em seu dia a dia.

4. O vídeo, bem feito, é um formato que passa credibilidade

O formato do vídeo vai te dar muita credibilidade como especialista em seu nicho.

Nesse caso estou falando de uma modalidade de marketing que consiste em apresentar sua cara no vídeo, que as pessoas possam te ver, ouçam suas palavras, estabeleçam um contato visual direto com você através de um vídeo. Funciona como uma espécie de petisco antes de uma palestra ou um curso.

Para faze-lo é importante que aprenda a falar frente a câmera e possa estabelecer um contato visual com seu leitor.

Se está falando de temas que domina, isso vai te permitir gerar muita confiança e credibilidade, porque sua audiência vai perceber realmente que seu discurso é totalmente fluido, que não está lendo nenhum texto, e que está falando claramente e de forma descontraída de algo que domina.

Isso é importante para ganhar a confiança dos seus leitores e tentar, mais na frente, transforma-los em clientes.

O vídeo marketing é claramente uma ferramenta muito interessante no momento de tentar convencer, e pode transformar, pouco a pouco, numa verdadeira autoridade em seu nicho.

5. YouTube vai te dar visibilidade ou muitas mais visitas

Com esses volumes de uso, é possível afirmar que YouTube é 100% uma plataforma Mass Media, como é o Facebook. Há audiências enormes no YouTube buscando consumir excelentes vídeos.

Lembre-se que YouTube é o segundo buscador do mundo.

Sinceramente, não consigo imaginar um nicho onde o vídeo marketing não tenha sentido, e se o que você quer é chegar ao consumidor, será difícil não olhar para esse canal.

6. YouTube pode te ajudar a melhorar seus rankings no Google

Além de tudo o que já te falei, seus vídeos no YouTube podem te ajudar a melhorar seu posicionamento no Google.

Você já deve ter percebido que na primeira página de resultados, Google apresenta, pelo geral, os dois melhores vídeos sobre um tema.

O que você deve saber sobre isso é que a probabilidade de aparecer numa primeira página com muita concorrência é 50 vezes maior com um vídeo que sem um vídeo. Ou seja, ter um vídeo no YouTube otimizado para uma palavra chave te concede uma probabilidade 50 vezes maior de aparecer nos primeiros lugares no Google.

E não só tem a vantagem de aparecer na primeira página, também te garante receber cliques. Vários estudos de mapa de calor (analise de áreas quentes de visualização de páginas web por parte dos usuários), demonstraram que esses vídeos rapidamente atraem a atenção das pessoas, o que é traduzido numa taxa de cliques alta.

Então, sem dúvida, são duas razões que devem te motivar para trabalhar com YouTube, porque, além de todos os seus benefícios, vai te ajudar a melhorar seus rankings no Google.

Como perder o medo das câmeras?

Para uma grande quantidade de nós, existe um autêntico medo as câmeras. É um fato que eu mesmo tive e tenho.

Cada vez que converso com algum blogueiro que ainda não fez nenhum vídeo, e logo tento explicar com detalhe os benefícios desse tipo de marketing com vídeos, a primeira reação natural é sempre a mesma.

Para ser sincero, não consigo transformar todos esses NÃO iniciais em SIM empolgados. Porém, alguns seguiram minha dica e em quase 100% dos casos, após 3 meses o comentário mais comum é: Não poderia trabalhar mais sem marketing com vídeos.

Então, vou tentar analisar o porquê desse medo frente a uma câmera e como tratar de supera-lo.

Ter medo a câmera é normal, somos humanos. Já ficar paralisado e deixar que um medo te ganhe, simplesmente não é aceitável. E nesse caso, pior ainda, porque um vídeo não vai te matar. Além disso, se você não o faz, seu concorrente o fará, menos preparados e terminaram de ganhar vendas e clientes.

As vezes como dono de um pequeno negócio tem que sair da sua zona de conforto e tentar superar seus limites.

Me acompanhe nesse post para perder para sempre o medo as câmeras, e começar hoje mesmo a captar novos clientes nesse canal muito utilizado na blogosfera brasileira: Pessoas autenticas compartilhando grandes conteúdos no YouTube.

Perca o medo as câmeras – Faça reset no seu cérebro e aceita sua voz e sua imagem

Eu acho que é importante que pratique um pouco o tema antes de lançar seus primeiros vídeos ao mercado. Porque é importante que faça um reset em seu cérebro para poder aceitar sua voz e sua imagem.

Vou tentar explicar um pouco melhor o que pretendo dizer com isso. Normalmente quando fala, escuta a sua própria voz, seu cérebro processa uma informação com essa voz que é interna, não externa. Por essa mesma razão, quando vejo os seus primeiros vídeos e escuto, você perceberá como algo estranho a seu próprio tono de voz e é provável que até tenha dificuldade para se acostumar.

Não se preocupe, porque é um efeito totalmente natural que acontece com todos nós e que é resolvido simplesmente com ouvir mais vezes sua voz. Olhe várias vezes esses vídeos e vai se acostumar a sua voz e não perceberá mais essa sensação, talvez desagradável.

E, ainda que não acredite, passa algo parecido com sua imagem. Todos temos o costume de olhar no espelho, e quando você se grava na câmera, vai se olhar desde outro perfil. Então, também não aceita a sua imagem. Voltamos ao mesmo ponto.

Como resolver esse problema? Da mesma forma que falamos de fazer reset ao cérebro para aceitar sua voz.

Para ambos problemas, a chave será voltar a assistir seus vídeos várias vezes até que seu cérebro processe que essa é sua imagem e que essa é a forma como se escuta sua voz nesses vídeos, beleza?

Sempre vai existir mais experts que você… e aí?

Outro problema que tem que afrontar os novatos em vídeo marketing, é quem tem medo que os seus conteúdos sejam rejeitados.

Esse é um tema chato e que faz estrago, então, temos que solucionar agora começando com aceitar que sempre existirá alguém mais experiente que você, e isso é válido para todos. Sem exceção.

Ser expert em uma temática é algo que não é absoluto, é totalmente relativo. Muita gente me considera um expert no que faço, incluso enviam e-mails me chamando de professor, mas existe gente que que eu leio, que eu sigo, que compro os livros ou cursos deles, e que sem dúvida são muito mais experientes que eu.

Você acha que isso agora me causa algum problema?

Claro que não!! Desde que entendi que o conhecimento não é absoluto e limitado. Desde que entendi que ninguém no mundo nasce sabendo tudo e ninguém no mundo vai morrer sabendo tudo, isso deixou de ser uma preocupação para mim.

Esses experts não são o meu mercado. Eu tento compartilhar meus conhecimentos, minhas metodologias e minhas estratégias com gente que tem um nível de conhecimento inferior ao meu no marketing online e no empreendedorismo digital.

E essas são as pessoas que realmente me interessam, as que vão comprar os produtos que vou fazer ou indicar no blog.

Assim devemos aceitar que há gente no mundo que sabe mais sobre nossos temas, e nos dedicar a ter foco no que realmente é importante para nós e nossos negócios.


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.