O marketing industrial pode ser descrito como uma série de ações que visam a criação de bons relacionamentos entre duas empresas. Tanto quanto as negociações em outros segmentos, para a indústria a internet é um local de negócios cada vez mais importante.

Conhecido também como business marketing ou marketing B2B (business to business), as práticas de marketing digital desse setor buscam encontrar clientes do ramo industrial, que são basicamente outros negócios.

Para exemplificar, imagine uma empresa que produz máquinas voltadas para a indústria, como uma máquina de solda, serra, esteira, máquina de corte a laser e etc. A estratégia de marketing desse negócio irá buscar uma comunicação direta com seu público-alvo!

Pensando nisso, preparamos este conteúdo voltado para o marketing industrial, a aplicação do marketing digital nesse setor e o impacto que uma boa estratégia causa nos negócios. Confira:

Entenda o que é Marketing Industrial

Em resumo, o marketing industrial pode ser descrito como uma maneira específica das empresas enviarem sua mensagem para outros negócios.

Por atuar no ramo B2B, o setor industrial dificilmente lida com um público direto, tendo suas ações de marketing focadas na construção de boas relações com outras empresas e a formação de laços duradouros.

Esse processo é justificado quando consideramos que o público industrial é mais exigente que o comum. Pois diferente de alguém que busca apenas o consumo, as empresas procuram melhorar seus negócios.

Seja por meio de um contrato de prestação de serviço, produto ou matéria-prima, as empresas do ramo industrial precisam garantir que o negócio é lucrativo para as duas, mantendo assim uma parceria a longo prazo.

E é por meio dessa compreensão de público-alvo e linguagem correta que a estratégia de marketing digital deve ser criada, tornando a internet um caminho para alcançar seus clientes.

Conheça formas de trabalhar com Marketing Digital

O marketing digital possui diversas estratégias que podem ser usadas de diferentes formas. Separadamente são eficientes, mas em conjunto, são capazes de impulsionar a imagem do seu negócio e torná-lo uma referência nas pesquisas dos buscadores, como o Google.

Algumas das práticas mais conhecidas no marketing digital são a otimização por SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Para cada uma delas existe uma série de ações e recursos, e podem ser definidas da seguinte forma:

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que busca a otimização dos sites nos mecanismos de busca, fazendo com que o negócio seja encontrado nos principais buscadores da internet.

Seu objetivo principal é melhorar o ranqueamento dos sites, aumentando sua autoridade online e possibilitando que seu negócio seja encontrado por mais pessoas.

Pense no seguinte exemplo: ao pesquisar por algo você utiliza uma determinada palavra-chave (palavra com grande volume de pesquisas) e espera os resultados, correto?

Então, o motivo para aqueles sites estarem nos resultados com aquelas palavras é consequência da estratégia de SEO da empresa!

Pois ao pesquisar por “resina epóxi”, por exemplo, as páginas que aparecem oferecendo o produto, serviço de aplicação ou conteúdo explicando o que significa são resultados da busca orgânica, fruto geralmente dessa otimização por SEO.

As palavras-chave mais buscadas são estudadas e adequadas de acordo com a estratégia da empresa, para que assim, quando o produto ou serviço que ela fornecer for pesquisado, seu negócio apareça nos resultados.

Inbound Marketing

O inbound marketing se sustenta na ideia de conquistar o interesse dos clientes que buscam por algum produto, serviço ou informação. Essa prática também é conhecida como marketing de atração, e seu conceito principal é: educar para vender!

Oposto ao marketing tradicional que visa apresentar o produto, expondo suas qualidades e funcionalidades, o inbound tem uma característica oposta que, por meio de conteúdos educativos, prepara o cliente para consumir e faz com que ele próprio procure pela empresa.

Um conteúdo interessante é, por vezes, mais eficiente e aproxima mais os usuários de uma compra real. Os potenciais clientes passam por um processo de qualificação, que conta com diversos níveis de aprofundamento no conteúdo até de fato indicá-los à venda.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é similar ao inbound, pois seu objetivo também é criar conteúdos para os potenciais clientes. No entanto, o foco dessa estratégia é engajar esse público e fazer com que a rede de clientes em potencial se expanda.

O marketing de conteúdo age fornecendo conteúdos relevantes, valiosos e atrativos, de modo que agreguem valor e passem uma imagem positiva da sua marca. Inclusive, é por meio do marketing de conteúdo que a captação de leads é feita!

Antes que se pergunte, podemos definir o que é lead da seguinte forma: é o termo usado para descrever um potencial cliente que interage com o seu site por meio de trocas de informações.

É por isso que a produção de conteúdos atrativos é importante, pois para se tornar um lead, é necessário que o usuário forneça suas informações de contato.

De maneira prática, ao entrar em sites para baixar e-books ou outro conteúdo parecido, você geralmente fornece alguns dados de contato, como nome, e-mail e alguma outra informação relevante para a empresa, não é mesmo? Então, isso o faz um lead daquela organização!

Tenha bons resultados com Marketing Digital na indústria

Como vimos ao longo deste conteúdo, nas indústrias tanto quanto em outros segmentos, a internet como meio de divulgação dos negócios vem se tornando cada vez mais forte!

Por meio dela é possível alcançar seu público-alvo, independente de qual seja. As indústrias atuam no ramo B2B, e mesmo que seja um cliente segmentado e muito mais exigente, os negócios são feitos da mesma forma.

O marketing digital é uma das formas mais eficientes de ter sucesso na internet, e embora existam várias formas de trabalhar com ele, certas práticas mais conhecidas trazem grandes resultados e aumenta a visibilidade da sua indústria.

Entre as práticas mais comuns estão a otimização por SEO, marketing de conteúdo e inbound marketing, e cada uma possui sua característica que, ao ser unida, traz os melhores resultados para qualquer negócio.

Mas agora que chegamos aqui, o que achou das nossas informações sobre marketing digital e indústrias? Com uma boa estratégia, além de impulsionar o seu negócio com você pode também criar relações melhores e mais duradouras com seus clientes.

Isso aumenta os seus lucros e faz com que sua empresa transmita mais confiança para os seus parceiros, confiança essa que será refletida nos negócios que poderão crescer mais a cada dia.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.


Leave a Reply

Your email address will not be published.