O marketing imobiliário nada mais é que um conjunto de ações que tem por objetivo trazer resultados e vendas para empresas, incorporadoras, construtoras e imobiliárias. Ou seja, negócios para todo o setor de imóveis com a intenção de impactar e atrair pessoas interessadas nesse tipo de investimento.

Muito mais que ações de atração, ele deve ter processos e planejamentos estratégicos para o posicionamento do negócio, que deve ser pensado como um todo.

Como o marketing digital impacta na área imobiliária?

Não apenas os processos administrativos mudaram, como a forma de divulgar os imóveis da pauta. Foi-se o tempo que um site era um diferencial. Hoje ele é básico e é preciso utilizar as demais plataformas eletrônicas para se destacar.

Um perfil nas principais redes sociais, um blog com conteúdos atualizados e anúncios modernos nos principais portais farão a diferença na escolha do cliente. É preciso identificar quais as estratégias mais adequadas para se destacar no ambiente online.

Hoje podemos afirmar ser impossível uma imobiliária ter sucesso no modelo tradicional de atuação passiva, aguardando nos plantões pelos clientes que acessam as ofertas de imóveis em classificados de jornal.

Como fazer o marketing de uma imobiliária?

Marketing digital é um conceito amplo e que consiste em diversas técnicas, desde as mais tradicionais até outras mais específicas, e algumas delas podem fazer a diferença.

Apesar de recente, o inbound marketing se alastrou com rapidez e acompanhou o crescimento dos negócios no ambiente digital. Hoje, é considerada uma das estratégias mais efetivas de atração e conversão de clientes.

Essa estratégia parece simples, mas envolve, pelo menos, quatro etapas: atração, conversão, venda e análise. Ela permite transformar pessoas que ainda não conhecem o seu negócio em mais do que clientes, mas em multiplicadores da sua marca.

Uma das maneiras de conseguir essa façanha é através de sistemas que contenham os dados de quem entra em contato com o seu negócio: por onde veio, quanto tempo ficou, quais páginas do site acessou, se entrou em contato ou não.

Com essas informações é possível direcionar os imóveis certos para as pessoas certas, de acordo com seus interesses.

Outra maneira, essa já conhecida, é o famoso boca a boca. Porém, se antes ele acontecia na fila da padaria, hoje ele recebe o nome de marketing de indicação e ganhou relevância com as redes sociais.

Um cliente satisfeito não propaga mais sua informação para duas ou três pessoas, hoje ele posta e pode chegar a mais de mil usuários. Por isso, um bom atendimento segue sendo fundamental.

E, uma outra maneira de atingir o seu cliente, é a mídia paga. Anúncios nas principais redes sociais e sites de busca, que serão direcionados de forma mais assertiva do que as propagandas de jornal.

Os dados das mídias sociais permitem que seu conteúdo seja direcionado a quem está próximo, tem interesses específicos, escolaridade conforme você definir e muitas outras segmentações que são possibilitadas.

Exemplos de campanhas de sucesso

A Salute Imóveis, imobiliária em Balneário Camboriú, é um case de sucesso no marketing digital.

O primeiro passo foi um site prático e funcional, que seja fácil para o cliente encontrar o que precisa de forma rápida e com um design responsivo. 

O segundo passo foi passar a produzir conteúdos relevantes para o blog, que está hospedado neste site que foi atualizado e, além de aumentar sua posição no Google, os conteúdos tanto fornecem bons materiais à base de clientes, quanto educam os visitantes interessados e dão credibilidade a marca e confiança ao público.

O Marketing Digital não só ajudou aos clientes como também facilitou o atendimento interno da Salute. Através dos formulários de contato, bate papo online com o corretor e Redes Sociais, as interações com o público ficaram bem mais sólidas e rápidas e o cliente pode esclarecer suas dúvidas sem perder tempo.

Outra grande sacada da Salute foi estreitar o relacionamento com o cliente para tornar a marca presente. Eles passaram a disparar campanhas de E-mail Marketing tanto para divulgar lançamentos, como posts no blog e oferecer materiais especiais

E, por mim, as redes sociais ganharam novas curtidas e seguidores com conteúdo relevante para o público. A divulgação dos imóveis se tornou bem mais constante e fácil, além do compartilhamento de dicas e novidades por meio de vídeos com os corretores.

Para melhorar o alcance das publicações para o público ideal, eles utilizaram campanhas de impulsionamento para dar destaque aos principais lançamentos e conteúdos atrativos. Através das campanhas fica fácil medir o resultado de cada estratégia e saber quem converteu através delas.

Conclusão

Para garantir espaço em um ambiente competitivo, o marketing digital imobiliário é um assunto que deve pautar suas reuniões e decisões de investimento.

O digital elevou a régua para todas as empresas, de diferentes segmentos, que buscam destaque no mercado. E quem trabalha no setor imobiliário sente isso como ninguém.

Aplicativos, assinaturas digitais, inteligência artificial, chatbots, influenciadores digitais, todas essas e outras ações que se renovam a cada dia provam como a transformação digital afeta o setor imobiliário.


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.