No cenário da pandemia o Marketing digital e e-mail marketing se tornam ainda mais indispensáveis

O canal e a ferramenta são as alternativas ideais para esse cenário tão cheio de incertezas, levando a comunicação emergencial a um alcance ideal, gerando iniciativas solidárias e até mesmo sendo fontes para a criação de novos produtos, serviços e oportunidades.

Entenda melhor abaixo:

Comunicação de emergência com alto alcance com o marketing digital e o e-mail marketing

Em cenários em que nada é estável e tudo muda o tempo todo, os negócios aprendem a adaptar os meios pelos quais se comunicam com os seus clientes . Alguns que antes não tinham nem ao menos um site, ou redes sociais, começam a notar o impacto e a diferença das plataformas digitais neste momento.

Quem está fora do meio digital sofre ainda mais as consequências da crise. Nesse momento se torna obrigatório para a sobrevivência de um negócio fazer parte dele, seja ao menos com websites e redes sociais.

Porém é importante não somente estar presente, mas também realizar estratégias inteligentes que façam a conexão entre “empresa e público-alvo ” ou “empresa-cliente” de maneira efetiva, por isso o marketing digital é tão importante.

O marketing digital disponibiliza uma série de ferramentas que facilitam a maneira de realizar vendas e promover produtos, que seriam impossíveis dentro do cenário atual, e também de realizar comunicados de maneira emergencial. Dentro deste contexto, se destaca o e-mail marketing.

O e-mail marketing possibilita o envio de newsletters para uma base de clientes ou para pessoas que aceitaram receber comunicações de uma determinada marca. Por isso, esse é o canal ideal para realizar uma campanha emergencial para as pessoas que já tem uma relação com uma empresa ou que manifestam querer se comunicar com ela.

Dentro de um cenário de instabilidades, o e-mail marketing tem uma grande vantagem: ele é direcionado para quem de fato tem interesse ou relação com um negócio específico.

Isso acontece  porque o destinatário aceitou receber esse tipo de comunicação de uma determinada empresa, ou seja ele aceitou  receber o que ela quer informar e por isso, pode-se afirmar que já a conhece ou  já se relaciona com ela.

Por isso muitos comunicados oficiais de marcas em períodos de crise são encaminhados por esse canal.

Comunicado oficial

Notícias e atualizações via newsletter

O interessante  dessa técnica (ou seja o e-mail marketing), é que com ela é possível enviar uma série de comunicações que podem até mesmo ser automatizadas e assim, é possível realizar uma atualização constante do panorama de um negócio por meio do envio das newsletters.

Sejam notícias de abertura de estabelecimentos comerciais liberados pelo governo, serviços delivery implementados especial para o período, novidades em relação ao cenário atual e outras necessidades a serem comunicadas de acordo a cada negócio. 

A comunicação é facilitada com alcance potente, direcionado a quem realmente precisa ser impactado.

Um setor com iniciativas especiais e solidárias para o período

O marketing digital, além de ser um setor que já por suas tradicionais funções dá possibilidades aos negócios  para enfrentar a crise com mais potência e inteligência, tem empresas que olham para as circunstâncias de maneira solidária, ajudando assim as outras empresas que passam por esse momento de incertezas.

Um exemplo de companhia de marketing digital que realiza esse tipo de ação, é a Mailify. A empresa de e-mail marketing, SMS massivo e automação de marketing realiza iniciativas especiais e solidárias para o período que podem ser vistas nesse link

“No contexto da emergência sanitária, a Mailify quer ajudar as instituições de saúde e educação, e mais amplamente todas as empresas, para facilitar a sua comunicação e manter a sua atividade em tempos de crise.”

A fala do CEO da companhia, Mathieu TARNUS, representa o posicionamento dela, que também é realizado por muitas outras empresas do meio digital. Existem plataformas de SEO disponibilizando formações gratuitas, empresas de conteúdo realizando webinars, além de outras ferramentas com condições especiais.

O Marketing digital e as empresas que o compõem estão salvando muitos negócios apenas por seu tradicional e nesse momento com sua visão solidária,além de tirar companhias da zona de risco, às oferece novas oportunidades.

Criação de novos serviços e produtos

A crise faz com que os negócios a evoluam em diversas maneiras, uma delas é com a criação de novos produtos.

Negócios que antes por exemplo, não tinham um serviço de delivery, agora tem e inclusive possuem sites e landing pages exclusivas para que os clientes possam fazer a solicitação dos seus pedidos.

Existem empresas que agora produzem equipamentos como máscaras e até mesmo álcool em gel, ou restaurantes que criam novos pratos ou até adaptam seus cardápios com novas ofertas como de café da manhã para entrega em domicílio, o que para muitos é novidade.

Esse momento é um período de reinvenção comercial através da criatividade e capacidade de adaptação. Para acompanhar as ideias dos negócios para se manterem firmes e ativos, o marketing digital e o e-mail marketing são essenciais.  

O marketing digital ajuda as empresas a fazer a divulgação dos seus serviços e se conectarem ao seu público alvo sem que haja a necessidade de inversão em mídias exteriores, como outdoors ou até mesmo mídia impressa como jornais, ou panfletagem; que nesse momento são meios de menor impacto.

Além da divulgação e comunicação, o marketing digital pode desempenhar um papel forte de relacionamento com o público. E nessas 3 funções o e-mail marketing pode ser uma ferramenta de grande ajuda.

O e-mail marketing pode ajudar na parte de divulgação e comunicação com uma marca, através do envio das newsletters promocionais, que devem ser muito bem pensadas neste período. O tom de voz tem que ser coerente com o momento.

Na parte de relacionamento, ele pode ajudar através de newsletters informativas sobre o estado do negócio durante a crise, ou seja se está aberto ou quando volta a funcionar, condições atuais de funcionamento, recomendações para o período, além do envio artigos que tenham valor ao cliente.

O  envio de e-mail transacionais, ou seja, aqueles que informam sobre o estado de entrega de um produto que foi encomendado. Nesse período, mais do que nunca,eles  também fortalecem a confiança e relacionamento de uma empresa.

Os estabelecimentos que realizam  esse fluxo de envios de maneira bem comunicada, ganha a confiança do público.

Conclusão

O cenário do COVID-19  trouxe para o mercado a necessidade de se reinventar e usar da criatividade para manter o seu funcionamento e isso inclui também uma adaptação dos canais promocionais, de vendas, de relacionamento que são utilizadas pelas empresas e até mesmo a necessidade de criação de novos produtos.

Dentro desse contexto o marketing digital aparece como uma das grandes ferramentas que mais ajudam as empresas e o e-mail marketing como um dos seus meios mais importantes.

Além disso, as empresas do marketing digital que apenas por desempenharem suas funções já são essenciais para as empresas seguirem funcionando, disponibilizam de condições especiais e solidárias para que todos os negócios possam utilizar de suas diversas funções e seguir funcionando ou se relacionando com o seu público em meio a este cenário,assim fazendo a diferença e impactando todo o mercado.

Texto de autoria de Andressa Almeida, responsável por conteúdo no blog do Mailify.


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.