Sabemos que o marketing é bem importante para qualquer empresa. Não basta ter um bom produto, é essencial que as pessoas conheçam ele e saibam seus benefícios frente ao mercado e aos concorrentes. E hoje, vamos falar sobre o marketing de afiliados como mais uma opção para aderir.

No mundo dos negócios, nem tudo precisa ser feito pela sua empresa. Podemos usar outras empresas ou pessoas que são especialistas em determinados assuntos e, com isso, potencializar algumas áreas que pode não ser o core business da sua empresa, colocando mais tempo no desenvolvimento do produto, estudo de mercado e outras ações tão importantes quanto.

Este é o caso do marketing de afiliados, uma maneira de divulgar o seu produto através de uma rede de afiliação onde possam promover algo que você criou e, como recompensa, os afiliados podem ganhar uma porcentagem ou comissão pelas vendas.

Leia também: Como vender todos os dias como afiliado

Por que o marketing de afiliados pode ser uma boa estratégia para crescimento de seu negócio

O maior benefício deste modelo é que ambas as partes acabam ganhando, tanto o criador como o afiliado que dissemina o produto ou serviço no mercado.

Para quem cria, você acaba dando a oportunidade de mais pessoas se envolverem com o seu produto, o conhecendo bem, até se tornando fãs da marca e passando isso para frente. Ou seja, logo de cara você faz com que os seus próprios influenciadores sejam seus porta-vozes. Já o criador de conteúdo ou afiliado acaba sendo monetizado pelo seu desempenho, além de gerar sua própria rede de consumidores onde a tendência é só crescer, podendo ter uma curva de crescimento contínua ao longo do tempo.

Também vale lembrar que, para o criador da marca, o investimento é praticamente zero de início. A divulgação e a busca pela conversão acabam ficando na mão do afiliado e o criador só precisará colocar dinheiro quando já houver alguma venda de fato, ou seja, terá caixa para pagar a parte do afiliado, além do ganho em cima do produto vendido.

Além disso, é importante ter uma sinergia entre o criador e o vendedor, pois o afiliado pode trazer feedbacks, preferências, necessidades e outras informações bastante relevantes sobre a rede de compradores, gerando ainda mais insights para a criação de novos produtos e melhorias nos que já estão na vitrine.

Este modelo não se limita apenas a venda, mas também a divulgação em si.

O comprador não precisa necessariamente vender o seu produto de fato, mas ele pode propiciar a disseminação dele no mercado. O acordo comercial entre a marca e o afiliado pode ser baseado por algumas opções, como por exemplo:

·       Custo por clique: como o próprio nome já diz, cada clica em um post das redes sociais, texto, blog, banner, vídeo ou e-mail é contado como válido para que o comprador receba sua parte do acordo.

·       Custo por ação: nesta opção, o que é considerado é a ação do consumidor. Não necessariamente a venda, mas se ele acessou o site após ver o anúncio, se ele preencheu o formulário, se cadastrou seu e-mail em alguma lugar e etc.

·       Custo por mil impressões: você já deve ter visto em algum site ou blog um banner onde oferece algum produto ou serviço. Esta opção é válida apenas para este tipo de divulgação e o pagamento é feito a cada 1.000 impressões. Neste modelo, é importante considerar que o blog ou site possui um bom tráfego de visitantes.

·       Custo por lead válido: Neste caso, assim como o custo por ação, é esperado do consumidor que ele faça alguma ação que o torne um lead válido para o anunciante. Por exemplo, se é a venda de um curso que ainda está esperando uma quantidade especifica de pessoas estarem interessadas para abrir uma turma, se o lead preencheu o formulário pedindo que o avise quando o curso for lançado, é considerado válido para pagar o afiliado.

·       Custo por formulário: neste caso, é considerado válido quando o consumidor preenche o formulário do anunciante.

O que vale dizer é que não necessariamente esta deve ser a sua única estratégica de Marketing Digital. Você pode mesclar com outros modelos, inclusive, ver o quanto este tipo de marketing faz sentido e é efetivo para o seu modelo de negócio.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Conheça aqui mais 4 estratégias do Marketing Digital para a sua empresa.


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.