Sabemos que empreender, nos dias de hoje, não é uma tarefa fácil. Segundo o Sebrae, 1 em cada 4 empresas no Brasil encerra suas atividades antes de completar dois anos. Porém, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, o número de microempreendedores individuais brasileiros cresceu 16.7% em 2019.

Isso revela que, embora as chances de fracassarem sejam grandes, cada vez mais pessoas tomam a decisão de empreender e montar seu próprio negócio, pois usufruí-lo e desenvolver um produto ou serviço que faz sentido para a carreira profissional é o sonho de muitos.

Logo, pensando em auxiliar o leitor da melhor forma na evolução de sua marca, trouxemos 7 livros altamente inovadores e didáticos que vão inspirar sua jornada empreendedora e, consequentemente, obter maior clareza nos seus objetivos e investimentos.

Vamos lá?

1. Blitzscaling – Reid Hoffman, Chris Yeh

O livro “Blitzscaling”, escrito pelo empresário Reid Hoffman, cofundador do Linkedin, e pelo empreendedor Chris Yeh, cofundador da Wasabi Ventures, trata de empresas que aplicaram um modelo de hipercrescimento como estratégia, entre elas Netflix, Airbnb, Uber e Amazon.

Este método de acelerada evolução da marca é famoso por ser amplamente aplicado no Vale do Silício. No entanto, defende os autores, sua execução pode ser facilmente reproduzida por qualquer outra instituição, seja ela de pequeno ou grande porte.

Em suma, existem 5 fases que um empreendimento percorre, dentro do modelo blitzscaling: Família, Tribo, Vila, Cidade e Nação. Cada estágio diz respeito, do menor ao maior, ao número de funcionários, receita e base de clientes, e são primordiais para que a empresa saiba onde direcionar suas energias e gastos.

Por conseguinte, as propostas altamente inovadoras contidas neste livro são essenciais para empreendedores que desejam desenvolver rapidamente o seu negócio, utilizando a técnica criada por dois grandes nomes do mundo empreendedor.

Capa do Livro "Blitzscaling"

2. Desperte o Empreendedor Que Há Em Você – Michael E. Gerber

Segundo o renomado autor estadunidense, Michael Gerber, em seu livro “Desperte o Empreendedor Que Há Em Você”, encarar desafios é uma realidade diária do empreendedor. Arriscar e lidar com o fracasso é apenas a “cereja do bolo” para quem lida com esta área ou possui vontade de construir a própria empresa.

Para quem trabalha em um ramo que exige inovação diária, não há tempo para se apegar a sonhos que não irão render frutos, aponta Gerber, fundador da organização E-Myth Worldwide, cuja finalidade é auxiliar no desenvolvimento de pequenas empresas através de consultorias.

O especialista acredita que, para se dar bem no mundo dos negócios, é preciso focar na execução de projetos acima de tudo. Em vista disso, ele define 4 perfis pelos quais todo empreendedor necessita passar para realizar suas ambições: o sonhador, o pensador, o contador de histórias e o líder. 

Dessa forma, a leitura da obra é indispensável àqueles que já possuem uma empresa ou sonham em fundar uma, pois nos mostra, através de uma linguagem inspiradora e didática, qual o perfil ideal do empreendedor e quais ações ele precisa executar para obter sucesso em seu negócio.

Capa do livro "Desperte o Empreendedor Que Há Em Você"

3. #VQD: Vai Que Dá – Joaquim Castanheira

#VQD: Vai Que Dá” é uma compilação com 10 relatos de cases de sucesso. A obra foi organizada pelo jornalista Joaquim Castanheira, que trabalhou durante muitos anos como redator para revistas renomadas, entre elas a “IstoÉ Dinheiro” e “Exame”. 

O livro é deveras inspirador, relatando as trajetórias das empresas Arizona, Acesso Digital, Grupo Prepara, Prática, Sirtec, Tecsis, Uatt?, Casa do Construtor, Clearsale e ToLife. Ele expressa como diferentes perfis de empreendedores conquistaram extraordinário sucesso no mundo dos negócios.

Podemos retirar ensinamentos valiosos deste exemplar, pois, através dos estudos de caso, percebemos que não há situação desfavorável o suficiente que não se possa “dar a volta por cima”. A valorização de colaboradores e a busca pelo conhecimento constante são também fundamentos extraídos da obra.

Portanto, recomendamos este compilado para donos de empresas, gestores e até empreendedores iniciantes, já que sua leitura descomplicada fornece uma aprendizagem rica e proveitosa.

Capa do Livro "#VQD: Vai Que Dá"

4. A Sacada – Norm Brodsky, Bo Burlingham

Em “A Sacada”, dos autores Norm Brodsky, empreendedor e fundador de 8 empresas, e Bo Burlingham, editor e colunista da revista Inc, será revelado porque algumas marcas, com tamanho potencial para crescimento, acabam falindo, enquanto outras do mesmo ramo prosperam.

Este livro também faz um amplo estudo de casos reais, acompanhados pessoalmente pelos autores. Ele nos fornece percepções significantes, diretamente da experiência de donos de empresa que falharam ou progrediram. 

A necessária mudança de mentalidade para acelerar o crescimento da companhia, a inteligência emocional, extremamente importante para lidar com imprevistos, o planejamento cuidadoso e a resiliência diária são alguns dos ensinamentos que você encontra neste exemplar.

Por ser bastante objetiva, a leitura desta obra é bastante cativante para empresários que desejam precaver-se de ações errôneas, ou para jovens empreendedores ávidos por darem “o primeiro passo” na construção de uma instituição sólida e duradoura.

Capa do Livro "A Sacada"

5. Aventuras Empresariais – John Brooks

Publicado em 1969 pelo autor John Brooks, colaborador de longa data do The New York Times, principalmente em temas relacionados à finança e economia, “Aventuras Empresariais” é uma compilação de 12 artigos sobre Wall Street, analisando marcas renomadas como Xerox e General Electric.

Em um dos estudos de caso mais famosos deste livro, Brooks relata o fracasso do carro Ford Edsel que, embora fosse da célebre indústria de automóveis, foi rapidamente descontinuado e pouco vendido.

Isto porque os modelos iniciais sofreram um péssimo planejamento e, como consequência, foram vendidos com diversos defeitos de fabricação, o que frustrou clientes e acarretou em uma perda gigantesca de demanda. Isto ocorreu na Ford Motor Company, mas poderia ter acontecido em qualquer outra empresa.

O fator mais interessante desta leitura é identificar o que levou aos insucessos empresariais de algumas companhias e, assim, coletar estes ensinamentos para que erros não precisem ser repetidos. Portanto, a obra é essencial para todos os empreendedores e gerentes de mercado. 

Capa do Livro "Aventuras Empresariais"

6. O Livro dos Negócios – Ian Marcousé, et al

O Livro dos Negócios”, exemplar que compõe a coletânea “As grandes ideias de todos os tempos”, da Globo Livros, é um guia escrito por uma vasta equipe de especialistas, esta liderada pelo professor de Economia, Ian Marcousé, que leciona na Institute of Education, em Londres.

O projeto desta obra, assim como os outros livros da coleção, é extremamente dinâmico, com uma didática fantástica. Podemos visualizar imagens, infográficos e curiosidades ao longo do volume, o que facilita a absorção de temas importantes. 

Através dos casos bem-sucedidos de personalidades notáveis do mundo dos negócios, como John Rockefeller, Henry Ford e Steve Jobs, este trabalho nos convida a explorar, por meio de gerações, os principais ensinamentos a serem assimilados e suas respectivas evoluções ao longo do tempo.

Logo, por se tratar de uma produção coletiva, que reúne pensamentos diversos de renomados empresários, cada seção pode ser lida separadamente. Ele é substancial para compor a estante de qualquer empreendedor, pois, além de conter importantes estudos, serve também como um livro para consultas.

Capa do Livro "O Livro dos Negócios"

7. Incansáveis – Maurício Benvenutti

Em “Incansáveis”,  Maurício Benvenutti, fundador da XP Investimentos, uma das maiores instituições financeiras da América Latina, escreve em sua primeira obra conceitos de empreendedorismo úteis não somente para quem já possui ampla experiência no mercado, mas também para aqueles que estão iniciando.

A proposta do livro é qualificar donos de empresas para se tornarem empreendedores de sucesso. Compartilhando conhecimentos pessoais valiosos, o autor defende que uma boa execução de um projeto é dez vezes mais importante e cem vezes mais difícil que uma boa ideia.

Assim, o que denominamos como altamente inovador nas indústrias hoje, pode não o ser daqui a 5 anos, ou até menos. O novo sempre vai parecer assustador à primeira vista, e Benvenutti defende que, para se obter sucesso nos negócios, é preciso estar constantemente se adaptando com agilidade.

Este volume é um “choque de realidade” positivo para empresários que estão buscando as melhores dicas para evoluir sua marca, através dos ensinamentos de quem já passou por uma grande trajetória de erros e acertos. Definitivamente, é uma leitura bastante inspiradora!

Capa do Livro "Incansáveis"

Profissão: empreendedor!

Para iniciar seu próprio negócio, é demandado suficiente planejamento, pois ninguém gostaria de fracassar antes mesmo de tentar, certo? Além disso, é importante pesquisar, através de conteúdos de especialistas e empresários experientes.

Não existe uma fórmula infalível para o sucesso de qualquer empreendimento. Ao mesmo tempo, também não foi criada uma universidade ou curso específico de formação de empreendedores. Logo, para se tornar um, basta criar coragem e se jogar em desafios!   

Invista em você, acima de tudo! Busque o autoconhecimento, faça um bom networking, troque ideias com pessoas que já empreendem e procure se capacitar bastante antes de fundar a própria empresa. Isto é essencial para a consolidação de um negócio, afinal, seu idealizador deve ser o maior exemplo de todos.

Portanto, acreditamos que, através das nossas indicações, você poderá adquirir um maior preparo e direção para dar o primeiro passo em sua carreira empreendedora. 

Que as portas do mundo empreendedor se abram para você!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores de best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.