Você gostaria de aumentar o tráfego orgânico do seu site? Ter a sua disposição as melhores ferramentas de SEO pode realmente te ajudar a alcançar seus objetivos. Afinal, otimização de sites para sistemas de busca é um dos melhores caminhos para alcançar tráfego qualificado para suas ofertas.

No ponto de vista técnico, as ferramentas de SEO são fundamentais para quem deseja atingir as melhores posições do Google e desta forma aumentar a visibilidade da sua empresa na Internet.

Quando falamos de SEO, estamos nos referindo à um conjunto de técnicas de otimização de sites para que ele seja melhor exibido em sistemas de busca. Sem dúvida, trabalhar com SEO é uma das melhores estratégias de marketing atualmente.

Neste artigo, vamos te apresentar ferramentas que podem te ajudar a criar e implementar suas estratégias de SEO e melhorar a experiência de usuário em seus sites. 

O que são ferramentas de SEO?

Ferramentas de SEO servem para te dar suporte para suas estratégias de otimização. 

Elas podem realizar uma análise detalhada se um site está de acordo com os critérios de ranqueamento dos mecanismos de busca como: verificar tempo de carregamento da página, otimização de imagens e scripts, backlinks, analisar seus concorrentes e entre outros dados importantes.

Além disso, essas ferramentas podem te ajudar a identificar pontos fortes e fracos em seus projetos, te ajudando a otimizar seu conteúdo e aumentar sua receita.

Além da parte técnica, é importante que você ou sua equipe entenda como utilizar o gerenciador de conteúdo do seu site para extrair o máximo de potencial da ferramenta. Você pode utilizar conteúdos gratuitos do YouTube para buscar conhecimento ou mesmo investir em um bom curso de WordPress.

Lista das Principais Ferramentas de SEO

Agora que você já sabe o potencial que as ferramentas de SEO podem trazer ao seu negócio, vamos conhecer um pouco mais cada uma delas. 

Ahrefs

Ahrefs é uma das ferramentas de SEO mais indicadas pelos profissionais da área.

Além disso, há um recurso interessante de auditoria de site, onde é possível verificar os esforços de SEO existentes e verificar quais são os pontos de melhoria, entre eles: otimização da imagens, scripts e também indica quais são as páginas que não possuem nenhuma ligação em seu site. 

Você também pode utilizar a ferramenta para observar os pontos positivos e negativos dos seus concorrente, verificar quais são as palavras-chave que estão posicionando juntamente com a complexidade de posicionamento dessas palavras.

Google Analytics

O Google Analytics é uma das principais ferramentas de análise de sites.

Com ela, você pode analisar diversas métricas sobre o seu site como quantidade de acesso nas páginas, quais páginas estão trazendo mais retorno em tráfego, velocidade de carregamento, e também conhecer hábitos e preferências de sua audiência.

Resumidamente, você poderá ter:

  • Tráfego orgânico, incluindo o tráfego do Google, tráfego direto e mídias sociais;
  • Taxa de rejeição do seu site;
  • Origens de tráfego;
  • Tempo em cada página;
  • Velocidade da página;

Com as informações, você poderá entender mais sobre seu público e trabalhar com uma estratégia mais assertiva.

Google Search Console

O Google Search Console permite com que você veja, com a perspectiva do Google, como seu site é visto pela ferramenta. Além disso, te dá informações claras sobre como seu site é encontrado através do mecanismo de busca.

Além disso, o Google Search Console fornece informações importantes como problemas de desempenho, dificuldade de indexação por parte do código do seu site e até mesmo te permite solucionar problemas como referências em sites pouco confiáveis. 

Através da ferramenta, você também consegue encontrar quais palavras-chave seu site está aparecendo no Google e também em quais posições as mesmas se encontram.

Moz 

O Moz é uma plataforma de ferramentas de SEO que visa ajudá-lo a aumentar o tráfego do seu site, gerando relatórios precisos sobre seu tráfego e seu ativo.

Com o Moz, você possui acesso limitado a ferramentas profissionais gratuitamente e também existe a versão profissional.

Há uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que pode te ajudar na geração de conteúdo de qualidade e também na obtenção de combinações de palavras-chave.

Eles também tem uma barra de ferramentas chamada MozBar, que você pode baixar gratuitamente e ver as métricas da seu site enquanto navega em qualquer página.

Answer the public

Essa ferramenta permite que você encontre rapidamente pautas para escrever em seu site.

Tudo o que você precisa fazer é inserir na ferramenta a palavra-chave que você quer encontrar variações. Essa ferramenta irá buscar em blogs, fóruns e também em redes sociais, pessoas perguntando sobre o assunto, e assim, gerar possíveis ideias para pauta de conteúdo.

Com um pouco mais de 2 minutos, você será capaz de encontrar palavras-chave que possuam volume de consulta e com menos concorrência. 

UberSuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta de busca de palavras-chave que ajuda a identificar as palavras-chave e também a intenção de pesquisa por trás delas, exibindo os mais bem classificados para elas. 

Você pode utilizar a ferramenta para obter ideias de palavras-chave curta ou longa, e também sugestões de pautas para criação de conteúdo.

Você também tem estimativa do volume gerado por cada palavra-chave, concorrência, tendências e também uma estimativa de esforço para posicionar cada palavra-chave. 

SemRush

SemRush possui relatórios essenciais para quem administra sites e cuida da parte de sua otimização: possui análise de backlinks, estimativa de tráfego orgânico e pago, pesquisa de palavras-chave e análise competitiva. 

Além disso, ela também ser utilizada para fazer monitorar alterações na SERP e backlinks de sites concorrentes.

Majestic

O Majestic é uma das ferramentas mais elogiadas por veteranos desde seu lançamento. Você gostaria de saber porquê seus concorrentes estão bem posicionados e o seu não? Com essa ferramenta é possível ter essa resposta.

A ferramenta pode gerar um relatório completo sobre as estratégias de otimização de um determinado site, bastando apenas informar qual é o domínio ou página para ser analisada. 

O foco principal das ferramentas está na análise de backlinks, que representam a relevância que o site tem para o SEO Off Page.

Woorank

Essa ferramenta facilita muito quem deseja melhorar o SEO do site, pois ela analisa e mostra um relatório das mudanças que devem ser feitas no site.

Depois disso, basta você começar a realizar as modificações para que a página se posicione melhor nos mecanismos de buscas.

Além disso, você ainda conta com uma ferramenta de análise de palavras-chave e uma análise em tempo real, que pode ser enviada para seu e-mail.

Conclusão

Neste artigo, você conheceu as principais ferramentas de SEO utilizadas por profissionais na área. Definitivamente, essas ferramentas podem te ajudar a entender melhor como otimizar seu site e assim, descobrir novas oportunidades para seu negócio.

A Internet evoluiu muito desde os primeiros dias, e os principais mecanismos de pesquisa, como o Google, processam indexação cada vez mais, aumentando nossa base de concorrentes. Portanto, precisamos otimizar nossos sites para melhor nos posicionarmos em sistemas de busca.

Sem dúvida, ter um bom conhecimento sobre SEO pode te ajudar a alcançar um público qualificado e maior para seu negócio.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Aproveite e compartilhe com seus amigos.


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.