Antes de tudo, para ser um excelente vendedor você deverá adquirir boas habilidades, tendo sempre em mente foco e objetivo.

Seja sempre sincero, tenha uma boa postura, mostrando ao cliente que você está ali para ajudar e não para “empurrar” mercadorias, serviços ou produtos.

Se você quer aprender a ser um vendedor de sucesso está no lugar certo! Abaixo listamos dicas imprescindíveis que farão de você o best seller!

  • Conhecimento;
  • Habilidade;
  • Saiba negociar;
  • Seja persuasivo;
  • Tenha honestidade e comprometimento;
  • Tenha uma boa comunicação;
  • Atitude;
  • Persistência ;
  • Bom humor;
  • Tenha paixão pelo que faz.

Inicialmente adquira conhecimento!

“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros.” (Benjamin Franklin)

Nessa frase escrita por Benjamin Franklin entendemos que quando buscamos mais conhecimento, informação, especialização, nesse caso, seja em investimentos, produtos ou serviços você se torna mais bem preparado.

Então o primeiro passo para ser o best seller (melhor vendedor) é adquirir conhecimento.

Conhecimento é a chave para aprender a vender.

Quer saber como? Continue lendo para descobrir.

  1. Conhecimento
  2. Conhecimento dos produtos e serviços que representa;
  3. Conhecimento em técnicas de vendas;
  4. Conhecimento de sua empresa;
  5. Conhecimento de seu cliente.

1.1-Conhecimento dos produtos e serviços que representa

Conhecendo os produtos ou serviços que vende, você transmite confiança ao seu cliente e consequentemente ganha credibilidade.

1.2-Conhecimento em técnicas de vendas

Praticando as técnicas de vendas o vendedor obtém habilidades essenciais para aprender a persuadir o cliente  no momento exato de cada venda.

Se você quer aprender ótimas dicas sobre técnicas de venda, acesse nosso conteúdo: Como fechar uma venda com quatro perguntas e aumente seu conhecimento nessa área.

1.3-Conhecimento de sua empresa

Mostrando que tem conhecimento sobre a empresa que trabalha você projeta uma imagem de experiência e gera confiança.

1.4- Conhecimento de seu cliente

Tendo o conhecimento necessário sobre seu cliente poderá facilitar a finalização da sua venda, pois assim você pode obter informações importantes, tais como sobre o que o levaria a comprar ou o  que faria ele deixar de fechar uma venda.

Além disso você poderá saber qual o maior interesse do cliente e pode deixa-lo bem confortável para seguir com a compra ou negociação.

Conhecer profundamente o cliente é saber levantar as informações relevantes para conseguir efetuar uma negociação de forma completa, e isso vai além de simplesmente registrar informações no CRM.

Habilidades aplicadas para ser um bom vendedor

2-Habilidade

  • Saiba ouvir;
  • Seja organizado;
  • Tenha uma boa comunicação.

2.1-Saiba ouvir

Em primeiro lugar, concentre-se no que seu cliente fala descobrindo o que ele deseja, para que sua venda se enquadre nas expectativas dele.

Ouça atentamente o que o cliente diz e fique atento a linguagem corporal, qualquer sinal ou gesto que o cliente fizer pode lhe mostrar se está satisfeito ou não com seu atendimento.

Tenha sempre em mente as seguintes perguntas:

  • Estou entendendo o que meu cliente está falando?
  • Estou oferecendo o que meu cliente quer ou o que eu acho que ele quer?

2.2-Seja organizado

Um vendedor organizado sabe como utilizar seu tempo, assim venderá mais.

Tenha disciplina, isso vai facilitar muito a finalização das vendas,  se possível , decore valores e mantenha sempre com fácil acesso todas as informações sobre seus produtos.

2.3- Boa comunicação

Para se ter uma boa comunicação o vendedor deve buscar ter postura, sintonia e objetivo. Fale sempre com entusiasmo e simpatia e principalmente saiba falar da maneira correta.

Falar corretamente é de extrema importância, saiba expor ideias e falar com clareza. O vendedor deve entender que ele é um comunicador.

  • Tenha postura

A postura do vendedor é importante antes da aproximação, um aperto de mãos, um desvio de olhar também são sinônimos de comunicação. Sua postura pode transmitir tanto confiança como insegurança.  

Fique atento! Tendo a postura correta diante do cliente, poderá trazer benefícios na decisão final a ser tomada  para finalização da compra.

  • Sintonia

Busque sintonia com seu cliente, fale a mesma linguagem, entenda seus problemas. Demostre-se interessado para criar uma conexão e facilitar a comunicação.

  • Seja objetivo

Um bom vendedor sabe onde quer chegar! Então seja objetivo na abordagem e não fique dando muitas voltas para entender o que o cliente deseja.

3-Saiba negociar

Saber negociar o pilar básico de um excelente vendedor

Saber negociar é ter a capacidade de demostrar ao seu cliente os benefícios do seu produto. Faze-lo entender os ganhos, benefícios, vantagens, qualidades e o melhor preço dos produtos.

Compreender e dominar as etapas do Funil de Vendas para entender exatamente em que momento da jornada de compra o cliente está e usar a melhor abordagem acordo com o estágio que ele esta.

4- Seja persuasivo?

Para fala sobre esse tópico, você precisa entender o que é persuasão.

PERSUASÃO é a arte em que faz um individuo usar raciocínio lógico para convence-lo a tomar uma decisão sobre algo.

Agora que você já sabe o que é persuasão, quer saber como usar essa técnica para te beneficiar nas vendas? Então continue lendo para descobrir!

Saber usar essa técnica em vendas é fazer com que um individuo aceite uma ideia ou sugestão sua.

Mas então  posso enganar meu cliente para comprar ?

A resposta é NÃO!

 Com essa técnica você apenas ajuda o cliente a tomar uma boa decisão,  podendo dar sugestões e sua opinião, melhorando assim a  comunicação e a confiança do cliente no vendedor.

Essa é uma estratégia utilizada pra que o vendedor conquiste  cliente para que posteriormente ele volte a comprar.  

Essa técnica deve ser usada de forma coerente, somente para auxiliar seu cliente na tomada de uma determinada decisão.

Afinal quais são essas técnicas de persuasão? Abaixo listamos algumas técnicas de persuasão  infalíveis para melhorar sua abordagem nas vendas, confira:

  • Empatia: saber se colocar no lugar do outro, nesse caso, do cliente;
  • Reciprocidade: se situar em ambos os lados;
  • Aprovação social:  saber  fazer referencia usando a sociedade como parâmetro. Por exemplo:  “Esse  X (produto) é o mais vendido” ou “9 em cada 10 pessoas usam esse produto”;
  • Destaque dos benefícios: Demostrar quais os benefícios o cliente vai adquirir com seu produto;
  • Escassez: Causa a sensação de que o produto está acabando, levando o cliente a comprar naquele exato momento.

5- Honestidade e Comprometimento

Ser honesto é uma característica dos vendedores de sucesso

Como já falamos antes, o vendedor não deve enganar o cliente simplesmente para vender mais.

É interessante ganhar a confiança do seu cliente o conquistando com sinceridade para que ele volte, fidelizando o seu atendimento.

Tenha em  mente que honestidade, sinceridade e comprometimento com o cliente são imprescindíveis  sempre! Comprometa-se em deixar seu cliente feliz e satisfeito.

6-  Tenha uma boa comunicação

Já falamos sobre boa comunicação mais pra cima, mas vamos aumentar o seu conhecimento sobre esse assunto, pois a comunicação entre vendedor e cliente é fundamental.

 No processo de vendas sua comunicação além das palavras devem levar o cliente a uma ação , nesse caso, a de fechar a compra.

Sua comunicação deverá faze-lo entender que você tem interesse em solucionar o “problema” dele, despertando o interesse em comprar com você , isso significa conquistar mais clientes e vendas.

Para melhorar sua comunicação listamos 4 dicas, veja abaixo:

  • Saiba o que falar;
  • Fique atento ao seu vocabulário;
  • Seja objetivo;
  • Saiba ouvir.

7- Persistência

Um bom vendedor deve aprender a ouvir muitos “NÃOS” sem se abalar. Você deve ter constância e entender que o não  também faz parte do mundo das vendas. Coloque em prática aquele velho ditado que diz: Insista, persista, mas nunca desista!  Siga em frente e tenha foco no seu objetivo e metas.

8- Bom humor

O sorriso tem um efeito contagioso, sorria perto de alguém e verá que dificilmente não será correspondido com outro sorriso.

Quando sua abordagem é bem humorada seguida de sorrisos, tornará sua venda mais agradável e positiva.

Além de bom humor no atendimento esbanje simpatia, as pessoas gostam desse tipo de tratamento, literalmente dê ênfase aquele bordão: “ O cliente sempre tem a razão!”  um cliente satisfeito, com certeza,  é um cliente feliz!

Se você praticar essas boas técnicas  o cliente não vai medir esforços pra fidelizar seu atendimento e fará questão de  comprar com você.

9- Tenha paixão pelo que faz

O vendedor de sucesso é aquele que ama o que faz! Tudo que fazemos com amor fica melhor não acha?

Não poderia ser diferente no mundo das vendas! Pense, se você gosta do trabalho que faz terá motivação para realizá-lo  e consequentemente vai adquirir excelência nos negócios e vendas.

10-Atitude

Um vendedor sem atitude não vende, certo? Mas o que é ter atitude nas vendas afinal?

 Se quer saber continue lendo para descobrir.

Ter atitude em vendas é quando você toma a iniciativa.  A maneira em que você se comporta, sua postura, também são fundamentais para uma abordagem competente.

Se você colocar em prática tudo que destacamos aqui , será um vendedor habilidoso e com atitude.

Conclusão

Então concluímos que para ser um excelente vendedor você deverá sempre buscar aprender para aumentar  seu  conhecimento e produtividade.  

Sempre busque adquirir técnicas e habilidades para fazer uma abordagem certeira.

Te apresentamos um leque com táticas , que seguido da maneira correta, farão de você o melhor nas vendas, te fazendo conquistar objetivos e metas.

Espero que tenha gostado desse artigo e não esqueça de deixar sua opinião e sugestão porque são muito importantes para nós.

Você pode se interessar: Como Trabalhar com Vendas Online


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.