Não há nada como o Youtube.

Nos EUA, o Youtube atinge um público entre 18 e 49 anos maior do que todas as redes de TV a cabo juntas; 94% dos jovens de 20 a 29 anos na Alemanha assistem à plataforma todos os meses.

O Youtube é a plataforma de entretenimento nº 1 do Reino Unido. Todos os meses, 2 bilhões de pessoas assistem a vídeos no site. O alcance do Youtube é verdadeiramente sem precedentes.

Não deve ser surpresa que encontrar a estratégia certa para o Youtube ocupa um lugar importante nas listas dos profissionais de marketing digital.

Mas quais as melhores estratégias para o marketing no Youtube?

#1 Criação de vídeos de conteúdo que os clientes desejam

Talvez uma empresa não tenha orçamento para criar uma série do Youtube imitando os formatos de TV favoritos do público-alvo.

Existe outra abordagem eficaz que funciona.

O YouTube é propriedade do Google e, sob sua superfície, existe um mecanismo de busca.

Isso significa que muitas das abordagens de SEO podem ser adaptadas para criar conteúdo de marketing eficaz para o Youtube. 

SEO significa fazer com que um site seja encontrado nos motores de busca para as palavras-chave de melhor valor possível.

Uma parte importante desse processo é a criação de conteúdo de site que contenha essas palavras-chave. 

Ao ajudar o público com seus problemas, o profissional de marketing cria boas conexões com seu público-alvo.

Para obter o máximo dessa estratégia, é vital que os vídeos incluam um link de fácil visualização para o site do proprietário do conteúdo.

Em vídeos com milhões de visualizações, apenas uma pequena proporção de espectadores fica curiosa e clica neste link portanto você precisa colocar o seu link na descrição do vídeo.

#2 Engajar a audiência

Para ter sucesso com o Marketing no Youtube, você precisa tratar bem a sua audiência. Isso significa responder os comentários dos usuários, criar vídeos baseados nas dúvidas deles, interagir nas redes sociais e perguntar o que gostariam de ver no seu canal, por exemplo.

Sobre os temidos anúncios irritantes!

As empresas, especialmente as menores, que buscam obter a estratégia certa de marketing do Youtube, precisam superar as formas desatualizadas de pensar sobre marketing.

Um exemplo de uma abordagem mais tradicional ao marketing do Youtube da qual todos nós conhecemos, mas tentamos ao máximo ignorar, são os anúncios pagos in-stream exibidos antes e no meio dos vídeos.

Essas táticas são construídas em torno da ideia de que os espectadores estão dispostos a assistir aos anúncios como um mal necessário.

Isso estava bem nos anos 90, quando os telespectadores aceitaram que tinham de assistir aos últimos anúncios de TV para ver o final da temporada de Friends or Survivor.

Este não é mais o caso. As pessoas ainda podem assistir a Friends, mas na Netflix,  e não é provável que comecem a tolerar distrações com anúncios tão cedo.

Portanto, se você deseja interromper os vídeos com seus anúncios, é melhor ter algo incrível a dizer.

Felizmente para os profissionais de marketing, existem formas menos pressionadas de marketing através do Youtube que oferecem todos os tipos de outras vantagens.

Anúncios TrueView Discovery

O apelo focalizado deste conteúdo tem uma segunda utilidade. Sua semelhança com a TV para adolescentes torna-o um candidato ideal para outro tipo de publicidade que o Youtube oferece: TrueView Discovery Ad.

Esses são anúncios pagos que aparecem nos resultados de pesquisa do usuário. Os consumidores optam por assistir a esses vídeos porque querem.

Imagine um membro do nosso público-alvo adolescente pesquisar clipes de seu reality show favorito ou assistir ao trailer do filme da Netflix no verão passado e, em seguida, UM ÚLTIMO VERÃO aparece nos resultados da pesquisa ou reproduz automaticamente no final dos vídeos que estão assistindo.

Como este vídeo usa a mesma linguagem visual dos tipos de vídeo de que seu público gosta, é provável que eles cliquem nele.

Criar vídeos com conteúdo ou palavras-chave semelhantes àqueles que o público-alvo gosta é uma ótima maneira de aumentar a probabilidade de descoberta.

Esta é uma abordagem de marketing completamente diferente dos anúncios de TV dos velhos tempos, que muitas vezes envolviam forçar mensagens goela abaixo do público.

#5 Divulgar os seus vídeos

Outra estratégia de marketing que não pode ser esquecida é a divulgação dos vídeos fora do Youtube para alcançar uma audiência maior. Lembre que você tem outros canais digitais para integrar com a sua presença na plataforma.

Por isso, os vídeos que você publica lá também podem ser divulgados no Facebook, no Instagram, no site, no blog, no e-mail marketing e nas mídias pagas, por exemplo.

Mais adiante, vamos apresentar as principais estratégias para divulgar seus vídeos e, assim, melhorar os seus números de alcance e envolvimento no Youtube.

#6 Email marketing

A simples menção à palavra “vídeo” no assunto do email já faz com que mais usuários abram a mensagem.

Em um cenário em que a maioria das pessoas conectadas prefere assistir a um vídeo do que ler um texto, investir em mensagens convidando o leitor e conferir o vídeo no seu canal pode ajudar a melhorar os resultados das suas estratégias de marketing digital para o YouTube.

#7 Fazer parcerias com influenciadores

Outra forma de fazer Marketing no Youtube são as parcerias com influenciadores.

Ao se juntar com influenciadores, a sua marca aproveita a proximidade, credibilidade e poder de influência que eles têm com a audiência.

Para você ter uma ideia: depois de familiares e amigos, os youtubers são os principais formadores de opinião.

Pronto para fazer seu próprio conteúdo?

Espero que este passeio pelo Youtube tenha lhe dado ótimas ideias para fazer seu próprio conteúdo de vídeo para o Youtube.

Uma última dica: o que quer que você esteja fazendo, de uma minissérie de 12 partes a um tutorial rápido, a qualidade do som é muito importante.

As pessoas não assistiram a um vídeo, por mais de um segundo, que tenha uma qualidade de som ruim. Invista em um bom microfone Você não vai se arrepender. Boa sorte!

Este artigo foi escrito pela equipe da rankingCoach


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.