O comércio eletrônico está cada vez mais presente na rotina de todas as pessoas. Esse crescimento acelerado também impulsiona diversos avanços tecnológicos e melhorias nas plataformas.

Por isso, é importante que todo e-commerce acompanhe as tendências, para se manter competitivo no mercado e não ficar para trás.

Novas ferramentas e tecnologias ajudam a tornar a experiência do usuário mais satisfatória, reduzir gastos na empresa e otimizar o tempo e os esforços de todos. 

Separamos uma lista com as principais tendências do e-commerce para este ano. Confira!

Leia também: Como trabalhar com vendas online

Confira as tendências do E-commerce para 2021

Chatbot

Os chatbots vieram para revolucionar o atendimento online e vem sendo uma das grandes tendências do e-commerce, aprimorando a experiência do cliente no comércio eletrônico.

Esses robôs de inteligência artificial se baseiam em tecnologias como a NLP  (Natural Language Processing) e o Machine Learning para conversar com os usuários da forma mais natural e humana possível.

Portanto implementar um chatbot no e-commerce faz com que os clientes possam ter respostas instantâneas, a qualquer hora do dia.

Então muitas situações como dúvidas sobre produtos, consultas de status de compra e até reclamações podem ser resolvidas pelos chatbots sem necessidade de nenhuma intervenção humana.

Para questões mais complexas, os atendentes humanos podem ajudar.

Os chatbots ajudam a desafogar a maior parte dos contatos recebidos, evitando filas no atendimento online e a sobrecarga dos funcionários da equipe de atendimento, de modo que possam focar sua atenção em casos específicos. Já questões mais corriqueiras podem ser tratadas pelos robôs. 

Dessa forma, os chatbots marcam presença em inúmeros e-commerces, colaborando com a redução de custos e com a otimização das tarefas da equipe, além de melhorar a experiência do cliente, que busca cada vez mais serviços instantâneos e eficazes.

Diversificação nos pagamentos

Oferecer diferentes opções de pagamento é uma forma de atrair e fidelizar os clientes, e com certeza é uma das tendências do e-commerce atual.

Não é que o boleto bancário e o cartão de crédito sejam métodos de pagamento que devem ser deixados para trás, visto que ainda são muito utilizados, porém é preciso que os e-commerces estejam atualizados com formas adicionais de pagamentos.

Dessa forma, o cliente pode escolher a que for mais conveniente para ele.

O PIX, que foi lançado no final de 2020, estimulou os pagamentos digitais e o uso de carteiras digitais. Alguns e-commerces também já aceitam o pagamento em criptomoedas, como o bitcoin.

Estes pagamentos mais modernos representam uma maior agilidade no momento do checkout e na confirmação da compra. 

Lojas interativas

Muitas pessoas gostam de experimentar uma roupa antes de comprá-la. Ou ver uma peça de decoração ao vivo para saber como ficará em sua casa.

Por isso, surgiram as lojas interativas, que utilizam a Realidade Virtual para simular determinados cenários.

Sendo assim, os clientes podem experimentar virtualmente uma roupa, um sapato e diversos outros itens.

Esse tipo de tecnologia tem sido utilizado para lojas de vestuário e de decoração, como, por exemplo, ajudando o cliente a visualizar como uma cor de tinta ficaria na sua parede. 

Clube de assinatura

Os clubes de assinatura são um modelo de negócio em que o cliente paga um valor mensal para receber um determinado produto ou serviço de forma recorrente.

Então normalmente, os pacotes semestrais ou anuais oferecem algum desconto. 

Esse tipo de serviço tem se tornado cada vez mais popular, trazendo a comodidade de receber os produtos em casa todo mês e a oportunidade de experimentar novas marcas e opções.

Acima de tudo é que a assinatura tem um preço muito vantajoso ao avaliarmos o preço individual de cada produto recebido.

Além disso, na maioria das vezes, o serviço é personalizado, enviando produtos selecionados a partir do perfil de cada cliente. 

Diversos segmentos já aderiram ao modelo por assinatura. Existem e-commerces que oferecem assinatura de cosméticos, livros, vinhos, produtos de limpeza, entre outros.

Sustentabilidade

A consciência ambiental também está chegando nas empresas.

Hoje em dia, muitos consumidores buscam entender as origens, os ingredientes e toda a cadeia de produção dos produtos que vão comprar, para garantir que não estão impactando de forma negativa no meio-ambiente.

Os clientes valorizam a transparência e a responsabilidade social e ambiental das empresas.

Nos próximos anos, veremos esse movimento crescer ainda mais.

As marcas que não se adaptarem às políticas ecológicas poderão perder o lugar para marcas conscientes, que mesmo podendo ser mais caras, são a preferência daqueles que desejam seguir seus ideais e princípios também no que consomem. 

Marketplace

São plataformas com união de diversas lojas. São como shoppings virtuais, mediados por uma empresa, onde outros lojistas podem vender seus produtos.

Já o cliente pode navegar no site por estes produtos e comprá-los todos juntos de uma vez, mesmo que sejam de fornecedores diferentes. 

Este é um sistema que traz benefícios tanto para o cliente quanto para o e-commerce.

É por isso que nos próximos anos poderemos ver diversos e-commerces que já tem um bom tráfego abrindo suas portas para outras lojas, transformando-se em marketplaces ao oferecer estes produtos adicionais.

E aí, seu negócio já está adaptado para as atuais demandas dos clientes?


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published.