O mercado digital é um dos mais movimentados no Brasil e no mundo, especialmente se olharmos para marketplaces como a Amazon, eBay, entre outros. Entretanto, você não precisa ser uma gigante como o Mercado Livre para começar a vender online.

Na verdade, tudo que você precisa para começar é criar seu website, ter um plano de negócios validado, atrair visitantes e convertê-los em clientes.

Lançar sua página não é complicado, especialmente considerando que existem diversos criadores de sites e plataformas de Ecommerce que podem ajudá-lo a fazer isso rapidamente.

Entretanto, como mencionamos acima, este é apenas o primeiro passo. Você ainda precisará atrair pessoas e, principalmente, convencê-las a comprar de seu negócio.

Neste artigo apresentaremos como você pode vender mais com chat online na página. Confira os diferenciais deste canal de atendimento e vendas e não perca nossas dicas para impulsionar seus resultados.

Como vender mais com chat online na página

Por que utilizar um chat online?

Primeiramente, é importante apresentarmos alguns dados relacionados ao chat online para que reconheça como este canal realmente é capaz de afetar seus resultados.

Um chat online é, como o próprio nome já indica, um ponto de comunicação em tempo real que pode ser inserido diretamente dentro de seu website, permitindo assim que visitantes consigam conversar com sua equipe para tirar dúvidas sobre os produtos ou serviços oferecidos sem que seja necessário sair da página ou pesquisar em fontes externas.

As principais vantagens aqui são exatamente a velocidade do atendimento e a possibilidade de reter visitantes – evitando que os mesmos saiam da página com perguntas não respondidas e cheguem aos seus concorrentes.

Confira algumas estatísticas recolhidas a partir de empresas que já utilizam o chat:

  • O índice de satisfação com o atendimento por chat é de 73%, enquanto para o email e telefone este número cai para 51% e 44%, respectivamente;
  • 42% dos consumidores apontam o chat como melhor canal para compartilhar dados de contato (como email e telefone) – valor maior que qualquer outro método de geração de leads;
  • Clientes atendidos pelo chat gastam, em média, 60% a mais que aqueles que não interagem com sua equipe de vendas através deste canal;
  • Instalar um chat online em sua página aumenta suas conversões de 8% a 20%. Prospects atendidos pelo chat tem 2,8x mais chances de serem convertidos.

E por fim, é importante considerar que este é o melhor canal de atendimento para conversar com pessoas acessando sua página através de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Entretanto, é importante considerar que estes números tratam apenas sobre soluções profissionais de chat, não aplicativos de mensagens como o WhatsApp – pois o mesmo não oferece recursos avançados que te ajudam a vender mais, como você poderá identificar no decorrer deste artigo.

Como vender mais com um chat online?

Agora que você conhece alguns números sobre o potencial desta ferramenta, confira exatamente como aproveitá-la ao máximo para gerar mais negócios.

Seja proativo no atendimento

Abordar clientes no ambiente digital pode não ser tão simples quanto a abordagem feita no varejo, quando entramos em uma loja física e somos aproximados por um representante, por exemplo.

Entretanto, é possível resolver este tipo de problema e começar a monitorar o comportamento de visitantes navegando em suas páginas em tempo real e, a partir disso, enviar mensagens automáticas a partir de um pop-up da janela de chat.

Se você já acessou uma página com chat online e recebeu uma mensagem no estilo “Olá, posso ajudá-lo?” mesmo sem ter clicado na janela, saiba que este recurso é conhecido como convite proativo.

A mensagem enviada através do pop-up pode ser personalizada de acordo com a página que o visitante está acessando, como a página de produto, carrinho de compras, página de checkout, etc.

Isso te permite escolher como realizar a abordagem de acordo com o posicionamento do cliente na jornada de compra.

Ofereça o menor tempo de resposta

Como mencionamos anteriormente, a velocidade do atendimento é um dos principais pontos positivos do chat online em comparação à qualquer outro canal de atendimento.

Porém, simplesmente instalar um chat na página não significa que você será capaz de oferecer o menor tempo de resposta possível ou que conseguirá resolver problemas imediatamente.

Por isso, considere utilizar um chat que oferece recursos como atalhos para respostas completas, botões pré-chat e respostas gravadas.

Tudo isso ajuda a agilizar a comunicação através do chat, o que impacta o índice de satisfação de clientes e diminui as chances do mesmo sair da página por não ter recebido uma resposta a tempo.

Personalize a comunicação

Para vender mais com chat online na página, certifique-se de trabalhar de forma personalizada, ou seja, saiba ouvir o cliente e leve em consideração seus desafios, interesses, preferências e particularidades antes de ofertar produtos ou serviços.

Lembre-se, este é um canal de atendimento que já te permite conversar com visitantes enquanto eles navegam e consideram seus produtos, preços, condições de pagamento, etc.

Foque na experiência de compra do consumidor, invista em tornar-se um negócio que oferece atendimento omnichannel e não deixe de levar todos os dados sobre o perfil de cada cliente em consideração para que possa melhorar o relacionamento com o cliente.

Segmente sua base de leads a partir do chat

Por fim, outra excelente dica que irá ajudá-lo a vender mais com chat online é cadastrar leads gerados a partir do atendimento de forma segmentada.

Como mencionamos acima, é importante ouvir e obter dados específicos sobre o perfil de cada cliente. Este dados devem ser considerados no desenvolvimento de suas campanhas de marketing digital.

Isso pode otimizar o resultado de suas campanhas de e-mail marketing, por exemplo, pois permitirá que envie material relevante para cada cliente, aumentando as taxas de abertura e impulsionando os resultados.

Pronto para vender mais com chat na página?

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a entender como este canal de atendimento é capaz de gerar oportunidades de negócios e te permite oferecer um atendimento humanizado através de seu próprio website.

Agora talvez você esteja pensando que instalar um chat profissional pode ser caro e não ter um bom retorno. Entretanto, a verdade é que você pode usar um chat gratuito e conferir os resultados gerados a partir de relatórios detalhados.

Por isso, que tal instalar o JivoChat gratuitamente em sua página imediatamente e utilizar nossas dicas para vender mais? Esta é uma solução profissional de atendimento omnichannel que já atende mais de 20 mil negócios no Brasil e apresenta resultados que comprovam a eficiência deste canal de atendimento.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo. Boas vendas!