Você tem um negócio físico ou online e precisa aumentar a receita mas não sabe como? O Marketing Digital é o melhor caminho pra você, mas antes de falar sobre as estratégias do marketing digital, precisamos entender o conceito.

Como usar o marketing digital para alavancar vendas

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é toda estratégia de publicidade, propaganda, comunicação de venda, promoção e uso de redes sociais comercialmente.

Como Fazer Marketing Digital para Negócio Local?

Fazer Marketing Digital pode parecer muito simples, mas na verdade, é bastante complexo, e atualmente, pode custar caro para quem ainda não conhece o mercado.

Quem tem um negócio local precisa fazer o marketing localmente e isso exige um pouco de conhecimento para não acabar desperdiçando orçamento.

Algumas estratégias básicas envolvem:

Divulgação Gratuita no Facebook e Instagram

Realizar a divulgação comum pelas redes sociais mais utilizadas: Facebook e Instagram.

Para isso, basta ter uma página e um perfil ativos e colocar publicações que anunciem suas promoções do dia, seu cardápio, suas ofertas principais, meios de contato e outras informações importantes.

Isso é o básico do básico.

Algumas dicas importantes envolvem caprichar nos vídeos e fotografias.

Bruna Bozano, CEO da Joias Boz, dá algumas dicas sobre isso:

Fotos com fundo branco costumam ser ótimas opções para o e-commerce, mas quando o assunto são redes sociais, o que funciona de verdade são fotos do produto em uso.

No caso das Joias, por exemplo, podemos fazer um mix de pulseiras femininas e colocar sobre a mesa para fotografar, mas o impacto que isso gera nos grupos e perfis é muito menor do que se as mesmas pulseiras estivessem no braço de uma modelo.

Um colar delicado, por exemplo, pode ficar bem “sem graça” se for fotografado na mão… mas se a gente monta um mix de colares e coloca em um look, o número de pessoas interessadas, aumenta exponencialmente!

Por mais que a dinâmica de cada negócio seja um pouco diferente, as imagens têm um efeito muito forte no cérebro humano e é possível causar muito desejo utilizando bons vídeos e boas fotos.

No Instagram, o uso de Hashtags é muito importante para atingir seu público alvo. Você pode usar hashtags com o nome da cidade, do bairro, do próprio estabelecimento, do produto ou serviço oferecido e até o nome de pessoas influentes da região, nome de canais de TV locais, pontos turísticos e outras coisas que possam fazer com que pessoas da região localizem você.

Utilize os Grupos Locais para anunciar seus serviços e produtos

Atualmente, os grupos do Facebook são ótimos canais de vendas de produtos e serviços.

É comum que em uma cidade só tenha mais de 10 grupos de compras, vendas e anúncios.

Nesses grupos é possível encontrar muita gente sem precisar realizar nenhum investimento, porém, é preciso que você seja consistente na divulgação realizando, pelo menos, uma publicação por dia em cada grupo, para continuar visível e atrair bastante público.

Faça Anúncios Locais

As divulgações por meio de anúncios no Facebook e no Instagram são muito eficientes, porém, é preciso se concentrar em divulgar apenas para o seu público. Caso você não tenha experiência com anúncios, procure uma agência que possa te ajudar, pois fazer testes com o seu dinheiro pode sair mais caro do que investir em um profissional.

Divulgação pelo WhatsApp

Hoje em dia, o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros, então, não utilizá-lo pode ser um erro gigante para o seu negócio.

Faça diariamente a atualização do seu status com algum anúncio interessante. Coloque fotos, promoções, anúncios e certamente, você terá um aumento de visibilidade, que poderá, claro, fazer com que suas vendas aumentem também.

Enviar mensagens para os seus clientes é uma boa ideia, mas cuidado para não ser invasivo. Evite enviar mais que uma imagem e entrar em contato mais que uma vez por semana. Há grandes chances de você passar a ser ignorado e a sua divulgação surtir efeito contrário.

Como Fazer Marketing Digital para Loja Virtual?

Montar uma loja virtual tem sido um dos mais comuns planos de empreendedorismo dos últimos anos, justamente por parecer mais fácil do que montar uma loja física, mas é preciso ter muito cuidado com tudo que aparenta ser fácil demais.

Fazer Marketing Digital para uma Loja Virtual pode envolver mais ferramentas do que fazer marketing para um negócio local.

Algumas das ferramentas mais usadas são:

  • Anúncios em rede de pesquisa e rede de display
  • Anúncios em vídeos
  • Remarketing ou retargeting
  • Facebook Ads
  • Parceria com blogs e sites
  • Publicidade paga com sites e blogs

Além de todas as outras já citadas anteriormente

Segundo Bruna Bozano, CEO da Joias Boz, ter um negócio online não é nada fácil e um dos principais pontos de deslize os empreendedores está na precificação do produto:

É muito comum acreditar que precificar para o e-commerce é igual precificar para uma loja física ou para um negócio de vendas diretas e, definitivamente, não é.

Contar com os investimentos que são necessários para a publicidade pode ser muito difícil, visto que tudo que envolve custo por clique pode ter uma variação enorme de um mês para o outro.

Fazer essa análise minuciosamente é muito importante e contar com uma agência ou profissional pode ser essencial para o sucesso do negócio.


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.