Trabalhar pela internet no conforto do lar e com liberdade de horários é o cenário perfeito para muitas pessoas, ainda mais para quem tem disciplina e é bem organizado. E com a internet ficou ainda mais fácil, já que nela há um campo vasto para quem deseja seguir este estilo de vida e apresenta diversas formas para ganhar dinheiro.

Assim, é possível trabalhar pela internet, de qualquer lugar. Existem milhares de maneiras e muitas pessoas podem até ficar perdidas no início. Para te ajudar, neste artigo, vamos apresentar dicas e ideias de como ganhar dinheiro em casa de forma online.

Mas é fundamental entender que apesar de não ser convencional, trabalhar pela internet, assim como em um emprego comum, também exige disciplina, dedicação, organização e cumprimento de prazos e metas. 

Então, se trabalhar pela internet é sua vontade, veja a seguir 18 ideias para que você possa pôr em prática esta atividade. 

Trabalhar Online com Computador

Sites para se cadastrar e Trabalhar em Casa

Quem deseja trabalhar pela internet tem a opção de diversos sites que conectam empresas e pessoas que prestam serviços, sejam como redator, digitador, divulgador de produtos, social media, designer, entre outros. Estes trabalham de forma autônoma, como freelancers.

Veja a seguir seis sites que podem ajudá-lo a trabalhar na Internet e explorar todas as suas possibilidades.

GetNinjas e Adrua

Conectam uma ampla gama de clientes e provedores de serviços, os sites GetNinjas e Adrua apresentam uma grande variedade de trabalhos disponíveis. Neles, é possível encontrar encanadores, diaristas e quem trabalha com manutenção.

Outros serviços, como de contador, redator, designers e consultores são oferecidos de maneira remota. Assim, não é exclusivo para quem trabalha somente com internet. Para ter acesso, basta cadastrar o perfil profissional e preencher uma ficha de inscrição.

VinteConto

O VinteConto tem como diferencial o foco em pessoas ou empresas com orçamento curto para contratar um determinado serviço.Assim, todos os serviços cadastrados custam, como sugere o nome, R$ 20. 

Entre os serviços oferecidos, estão redação, tradução, consultoria, entre outros. O cadastro é simples e pode ser feito por qualquer profissional interessado. Para isso, basta preencher uma ficha, demonstrando qual o seu interesse e as suas qualificações.

99Freelas

Nesta plataforma, os profissionais se cadastram para busca de serviços e empresas podem buscar freelancer que oferecem serviços. Desenvolvimento de sites, redação de conteúdo, programação, SEO, design de logotipo e edição de vídeo são os trabalhos mais populares da 99Freelas

O freelancer e a pessoa interessada no serviço podem se comunicar diretamente na plataforma. Há um sistema de avaliação para classificar os melhores freelancers, que ficam bem ranqueados e tem mais chances de serem contratados novamente.

Para se cadastrar, basta preencher uma ficha de inscrição, colocando alguns dados pessoais e também selecionando quais áreas tem interesse na plataforma.

MaxMilhas

Voltado para a venda de passagens aéreas, o site da MaxMilhas oferece a intermediação entre quem deseja comprar e vender. 

Com as milhagens acumuladas em programas de empresas aéreas ou cartão de crédito, muitas pessoas podem garantir uma boa renda com a venda. Em casos em que as milhas estão perto de expirar e a viagem não possa ser realizada, vendê-las se torna uma boa opção. 

Aí entra a MaxMilhas, que intermedia a compra e venda deste produto. 

Hotmart

A ferramenta oferece duas possibilidades de ganhar dinheiro em casa. A primeira é fazer o cadastro para representar infoprodutos, como cursos on-line, e-books, software e música. O Hotmart possui uma rede de membros que promovem esses produtos.

Tornar-se um desses membros é outra possibilidade de ganhar dinheiro com o Hotmart. Em outras palavras, promova produtos de informação em seus canais de produtos (sites, blogs, redes sociais, canais do YouTube etc.).

O marketing de afiliados cobra uma comissão por cada venda realizada após a visita pelo seu link; em alguns casos, a comissão pode até ser maior que o valor do produto de informação.

Monetizze

O Monetizze tem a mesma dinâmica do Hotmart, ou seja, este é um programa de afiliados que nos oferece várias opções de produtos. A premissa é o mesma: promover produtos, com ganho de comissões por cada venda. 

Existem muitos produtos disponíveis neste site. Vale uma olhada. Em relação às comissões, os produtos da Monetizze variam entre 30 e 55%. Certamente, alguns itens são ainda mais caros, mas, em geral, essa é a comissão média para os membros.

sites para se cadastrar e atuar de qualquer lugar.

18 Ideias para Trabalhar pela Internet 

Além dos sites apresentados neste artigo, há diversas outras maneiras de se trabalhar pela internet e assim garantir uma boa renda, mesmo sem sair de casa. Aliando seus conhecimentos e habilidades, é possível encontrar uma boa gama de clientes.

Veja abaixo uma relação com 18 ideias para se trabalhar pela internet. 

Crie uma Loja Virtual (E-Commerce)

Ter uma loja virtual pode ser uma vantagem em relação a uma loja física. Pois você não precisa pagar aluguel no ponto de venda ou investir em uma grande infraestrutura. Assim, sem restrições geográficas, o escopo dos clientes em potencial é maior.

As vendas também podem ser feitas 24 horas por dia, o que é muito atraente. Portanto, você pode começar a promover seu produto em canais como Mercado Livre, OLX e redes sociais, mas, idealmente, seu site funcionará como uma loja virtual.

E o que pode ser vendido?

Uma opção é vender os produtos que você fabrica. A outra é atuar como lojista tradicional, comprando produtos de fabricantes ou atacadistas para revenda aos consumidores finais.

Em ambos os casos, é importante ter um sistema de logística ágil e desenvolver um bom gerenciamento de estoque, para ter sempre produtos à venda.

Se você considera este processo difícil, pode optar por estabelecer apenas um canal de comunicação, ter um relacionamento cooperativo e deixar a distribuição diretamente para o fabricante.

Produza Conteúdo Para Web (Marketing de Conteúdo)

Como já citamos aqui, vários sites permitem que pessoas possam trabalhar como redatores remoto. A produção de conteúdo pela internet está em alta e muitas empresas têm buscado este serviço. 

A geração de tráfego em sites está cada vez mais reconhecida pelas empresas, assim, bons conteúdos para atrair mais público é o foco buscado, pois há o potencial de aumentar o número de clientes através do marketing digital.

Então, se você tem habilidades com escrita, sendo jornalista ou redator de marketing ou não, pode ingressar nesta área. Estude sobre marketing de conteúdo e técnicas de SEO, que são pontos mais exigidos neste mercado. 

Além disso, saiba definir quais nichos você escreve melhor, pesquise bastante sobre o assunto e faça bons conteúdos originais, para garantir mais clientes. 

Uma boa alternativa para encontrar trabalhos é se cadastrando nos sites citados anteriormente neste artigo, pois são plataformas que reúnem várias demandas voltadas para esta área.

Trabalhar pela Internet Digitando

Outra forma de trabalhar pela internet é ser um digitador home office para empresas. Muitas companhias buscam pessoas para o preenchimento de formulários e e-mails, que são remuneradas por cada trabalho feito. 

Com somente um computador com acesso à Internet você já pode realizar essa atividade. O ideal é ter pelo menos 2 horas de tempo livre por dia para trabalhar. Mesmo se você não tiver um computador em casa, de acordo com a empresa, poderá executar o serviço na sua rede local.

Crie um Canal no Youtube 

Quem tem um canal no Youtube e produz vídeos que tenham bastante visualização, pode gerar uma boa renda com os anúncios que aparecem neles. Mas, para isso, é preciso que o canal seja popular, com centenas de visitas e visualizações. 

Chegar neste nível não é tão simples. Por isso, o youtuber deve buscar outras formas de renda, as quais são parecidas às de um blog: como programa de afiliados, produção de conteúdo exclusivo para assinantes e vídeos patrocinados.

A boa notícia é que muitos anunciantes perceberam que canais populares podem gerar grande engajamento de público. Por isso, em muitos casos, empresários preferem apostar nesta mídia do que nas tradicionais rádio e televisão. Assim, investir no Youtube pode valer a pena

Marketing de Afiliados 

Sites de afiliados, como Hotmart e Monetizze, já citados neste artigo, também são ótimas ferramentas para se trabalhar na internet. Mas ambos são apenas dois exemplos de várias plataformas existentes para este serviço.

Em resumo, quem trabalha com afiliado produz anúncios que garantem uma comissão sobre cada venda gerada a partir deles. Para isso, basta divulgar o infoproduto de diversas formas, como sites, redes sociais, entre outros.

Se você tem um blog sobre viagens, por exemplo, e é um afiliado de uma agência de turismo, use seu blog para anunciar a agência. Caso ocorra uma compra, você ganha uma comissão por isso. 

Mas lembre-se que não é uma tarefa simples e é preciso trabalho duro para ter sucesso como afiliado e gerar bons ganhos. Portanto, com estratégia certa e persistência, o sucesso pode ser garantido.

Seja um Produtor Digital

Qualquer pessoa que é especialista em um determinado assunto pode ser um produtor digital. Assim, se tem interesse em distribuir esse conhecimento para outras pessoas, produzir conteúdos online é uma ótima forma de conseguir uma renda extra.

E a produção online não se limita a pessoas físicas. Corporações que desejam publicar algum tipo de conteúdo digital podem vendê-los na internet.

Trabalhar na internet nesta nova profissão enquadra vários perfis, como um autor independente, um profissional especialista em alguma modalidade interessante para ensinar, um professor ou até mesmo um blogueiro que fala sobre assuntos específicos em seu blog.

E usando essa ferramenta você pode divulgar o seu produto de diversas formas online. 

Influenciador Digital

O influenciador digital, também conhecido como influencer, é um indivíduo que possui um público fiel e engajado em seus canais online. Desta forma, ele usa sua influência para promover produtos e auxiliar na tomada de decisão de compra de seus seguidores.

Assim, o digital influencer pode gerar receita com anunciantes. E os perfis usam ferramentas para cativar a audiência dos seguidores e também divulgar diversos produtos.  Naturalmente, as pessoas acabam por atrair outras pessoas que compartilhem de suas ideias para este núcleo digital e aí que funciona esta estratégia.

ideias de trabalho pela internet

Assistente Virtual

O cenário de crise econômica tem feito com que muitas empresas optem pela redução de mão de obra e demitam funcionários. Em muitos casos, os cargos de assistentes são os primeiros a serem reduzidos.

Por isso, trabalhar na internet como assistente virtual pode ser uma excelente alternativa. Pois, permite prestar serviços de forma remota para escritórios. Assim, o profissional auxilia na execução de determinadas tarefas.

A facilidade da internet permite com que o serviço seja feito em regime de home office. À distância, o assistente virtual pode organizar agenda, preencher de planilhas e relatórios, dar respostas, enviar orçamento a clientes, fazer atendimento telefônico e muito mais.

Consultor em Marketing Digital 

O crescimento das mídias digitais possibilitou a maior presença do consultor de marketing. E não somente nas grandes empresas. As micros, pequenas e médias também buscam criar uma presença na Internet.

Mas o consultor de marketing digital atua em uma área relativamente recente e ainda desconhecida para a maioria dos empresários. E o profissional é uma ferramenta necessária para orientar as decisões de estruturação e investimento nesta área.

Assim, as empresas podem contar com estratégia de marketing digital sólida, que traga resultados reais. E um profissional capacitado e que estudou o assunto é o ideal.

E para trabalhar na internet como consultor de Marketing Digital, estratégia é a palavra chave. Ele monta ações que ajudam as empresas a estipularem um conjunto de diretrizes de ações de marketing online. Mas, às vezes, há ações também offline, que garantam a exposição e retorno da marca nas mídias digitais.

A função de um consultor de marketing digital é analisar o objetivo e a situação da empresa para posteriormente construir um plano de marketing digital que inclua a macro estratégia da empresa e detalhes das medidas implementadas em diferentes áreas. 

Dica: O ideal é que o marketing digital atinja os objetivos identificados durante a fase de planejamento estratégico.

Nesse planejamento são definidas como:

  • Objetivos da presença online da marca;
  • Necessidades imediatas em função da situação de mercado;
  • Identificação dos principais concorrentes com uma boa presença online;
  • Definição dos canais e meios a serem utilizados nas campanhas online;
  • Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorados.
  • Uma consultoria em marketing digital é um serviço de suporte às organizações e seus gestores no sentido de auxiliá-los a entender e definir quais são as melhores alternativas no mercado de publicidade online e as implicações da sua adoção. É papel do consultor de marketing online elencar as opções disponíveis, seus custos e resultados, de forma a embasar as decisões dos gestores do negócio.

Dropshipping

Embora seja um assunto relativamente novo no Brasil, as empresas americanas usam vendas diretas, ou dropshipping, desde 1999.

Isso nada mais é do que uma maneira de revender produtos sem reabastecer. Os produtos adquiridos pelos clientes em sua loja online são entregues diretamente pelo fornecedor.

Então, você não precisa de nenhum inventário! Você poderá concentrar toda a sua energia na aquisição de novos clientes e na busca de fornecedores de qualidade para sua loja.

Dica fundamental: Fique atento, porque a reputação neste mercado é muito importante. Por isso, sempre se mantenha atento com prazos e só venda o que vai conseguir entregar. Pois, uma vez que falhar na entrega, a imagem da sua empresa fica desgastada por bastante tempo.

Produza e Venda Salgados Congelados

Uma maneira de obter mais lucro com salgados é congelá-los, pois assim você os mantêm frescos por mais tempo. Lembre-se de que o sabor salgado pode ser congelado, frito ou pré-cozido.

Mas para que o seu negócio de venda de salgados congelados dê certo não basta, apenas, preparar as melhores receitas. É preciso planejamento e estratégia. E a internet pode ser uma boa ferramenta para expandir o negócio

Por isso, aposte na diversidade de divulgação. Use as redes sociais, crie um site e busque fazer parcerias com serviços de entrega. 

Doces Gourmet

Os doces são uma tentação e muitas pessoas costumam consumir. Por isso, apostar em venda de doces gourmet é uma ótima ideia para se trabalhar pela internet. 

É um mercado que sempre tem muitos consumidores, com a vantagem de que uma grande produção pode ser feita de forma rápida barata e com qualidade. 

Se você tem habilidade para produzir ou então auxilia nas vendas, pode usar as redes sociais ao seu favor. 

E você pode usar a criatividade. Lembre-se que boas fotos, perfil ativo, promoções, entre outros, são boas ferramentas de divulgação. E o mercado de doces gourmet está em constante atualização, por isso, se ligue nas tendências. 

Importe e revenda produtos 

Trabalhar na internet com revenda de produtos importados é um negócio altamente lucrativo. Há várias opções de itens que podem ser oferecidos, e por isso, basta você escolher aquele em que agradar mais ao seu público. 

Os produtos podem ser comprados de sites estrangeiros, como Wish ou Aliexpress, que tem custo menor. E as estratégias de vendas podem ser variadas.

Use as redes sociais e o marketing digital para alavancar as vendas. Divulgue muito, pois quanto mais gente conhecer seus produtos maior a chance de você efetuar as vendas. 

Além disso, trabalhar pela internet com revenda de importados pode te dar a oportunidade de transformar a renda extra em uma renda fixa.Tudo depende dos seus resultados

Mas pesquise bastante para fugir da burocracia e saber como evitar pagar altas taxas, com os correios, alfândega e fornecedores. Se possível, invista em cursos que orientam com todas as ferramentas para iniciar suas importações e revender seus produtos.

trabalhar remotamente

Venda de Fotos

Outra opção de trabalhar pela internet é com a venda de fotos para empresas que usam banco de imagens. Se você tem habilidade com fotografia e um bom equipamento, pode usar o ambiente virtual como uma renda extra ou até fixa. 

Há vários canais digitais em que o fotógrafo encontrará oportunidades de ganhar dinheiro com o fruto de seu trabalho. Boas imagens são fundamentais para que sites e blogs tenham boa posição no Google. 

Você pode colocar suas fotos à venda em sites como Getty Images/iStock e Shutterstock, capriche na descrição e tags e aguarde que as imagens sejam encontradas por quem esteja precisando.

Assim, amplie seu portfólio de fotografias com temas variados como natureza, urbano, fotojornalismo, ensaio, animais, etc, para garantir uma boa cartela de potenciais clientes.

Curso Online

Um segmento que tem crescido no mercado é o de curso online. E se você tem muito conhecimento e experiência em uma determinada área, pode trabalhar pela internet oferecendo este serviço. 

Então sua habilidade e domínio em um assunto pode ser uma boa fonte de renda. Basta investir tempo e boas estratégias. E para começar, não há nenhum segredo.

Inicialmente, escolha um segmento de mercado de acordo com sua experiência. Pode ser moda, culinária, gestão, artes, etc. Defina bem seu público-alvo e comece a produzir conteúdo.

Crie um material diferenciado para que tenha destaque neste mercado. Então, pesquise muito sobre o seu tema, e atualize o conteúdo. 

Veja qual o formato que mais funciona com o seu público alvo e também experimente diversas linguagem, até definir aquela que mais se adequa aos seus consumidores.

Após tudo pronto, você pode criar um site ou oferecer o curso nas redes sociais, Youtube ou plataforma de mensagens, como Whatsapp e Telegram.

Ebooks

Além de produzir textos online, que tal apostar em e-books como uma forma de trabalhar pela internet? Por sinal, este é um dos formatos mais utilizados na produção de conteúdo para o marketing digital.

Os ebooks podem ser relacionados à várias áreas, assim, é possível definir um público alvo. Faça uma linguagem acessível, construindo o texto com tópicos para facilitar tanto a escrita do material quanto a própria visualização e a leitura do mesmo.

Revise e inclua todas as informações necessárias. Após o ebook pronto, planeje um bom layout, espaçamento, imagens e outros elementos gráficos. Posteriormente, divulgue seu trabalho em sites, redes sociais, email, etc.

Podcasts

Outra forma de trabalhar pela internet que está se popularizando são os podcasts. A facilidade de absorver o conteúdo enquanto você está fazendo outras atividades, como dirigindo ou praticando exercícios, por exemplo, é um dos motivos para a grande busca de usuários.

E muitas empresas estão investindo na produção de programas. Além disso, é uma plataforma bem acessível, pois auxilia deficientes visuais a consumirem conteúdo que antes não podiam. 

E os conteúdos podem ser desde cursos online, tecnologia, notícias, entretenimento, saúde, esportes, entre outros. Escolha aquele em que você mais se identifica e comece já a gravar.

A lógica de produção é bem parecida com a do e-book. Defina seu público alvo e a forma de linguagem que o conteúdo será abordado. Estrutur um bom roteiro com começo, meio e fim para que as ideias fiquem claras e coesas.

Além disso, ter boa dicção e escolher um local adequado, sem muito barulho ou intervenções, são outros pontos importante caso opte por essa opção de ganhar dinheiro na internet. Após o produto pronto, faça a divulgação online.

Softwares e serviços de programação

Softwares e serviços de programação tiveram aumento de demanda com a popularidade dos smartphones. Isso porque muitas pessoas a todo momento procuram  algum aplicativo ou programa que resolva um determinado problema ou até mesmo um jogo para distração.

Assim, se você entende de tecnologia e sabe lidar com softwares, pode trabalhar pela internet neste serviço e ser bem-sucedido. O processo não é difícil.

Primeiro, escolha um nicho de mercado, encontre um problema que ele enfrenta e bole uma ideia inovadora para solucioná-lo.

Em seguida, é preciso validar a ideia com clientes reais para ter uma noção se realmente aquilo será útil e, então, contratar desenvolvedores para criar, lançar e dimensionar seu software. Ou se tiver habilidade, você mesmo pode desenvolver o software

Caso seja aceito por algum cliente, pode vender o produto para a AppleStore e no Google Play Store, ganha dinheiro toda vez que alguém fizer o download ou pagar por um recurso premium do seu software.

Teste sites e dê feedback

A opinião de usuários e clientes é fundamental para um produto e serviço. Assim, muitas empresas investem em pesquisas online e você pode trabalhar na internet dando a sua opinião e fazendo testes.

Esta é uma boa forma de renda extra e pode ser feita em seu tempo livre. Para isso, é preciso se cadastrar em alguma plataforma de testes de usabilidade, como UsabilityHub ou UserZoom, para conectar-se com possíveis clientes.

Os proprietários dos sites passam as instruções dos pontos e aspectos que precisam ser testados e, em seguida, você realiza o teste e, quando finalizar, recebe por isso. Geralmente, os testes são rápidos, o que te permite fazer vários por dia.

Para fazer os testes, basta ter um dispositivo conectado à internet, como smartphone ou computador. 

Mas é preciso lembrar que esta pode não ser uma alternativa que te dê grandes retornos financeiros. Por isso, avalie se vale a pena usar o tempo livre para este fim.

Em resumo, neste artigo abordamos diversas formas que você pode encontrar para trabalhar pela internet. Na verdade, muitos deles são bem simples, e você pode inicialmente testando a nova forma de trabalho. Quem sabe até pode mudar a carreira e esta ser a fonte de renda principal. 

É claro que mudar de caminho, abandonar nosso trabalho ou simplesmente escolher algo novo sempre traz riscos – além de exigir que os arquivos pessoais façam um bom trabalho nesse trabalho “gratuito”. 

No entanto, para quem gosta ou quer tentar, é possível se envolver em uma carreira on-line por meio de disciplina, habilidades e comunicação organizacional.

ideias para atuar online

Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.