Se você está com dúvidas sobre como trabalhar com vendas online e está em busca de opções para ganhar dinheiro com a internet, está no lugar certo. 

Uma das melhores coisas sobre a internet é que você pode abrir seu próprio negócio no conforto da sua casa. Você só precisa de uma conexão com a internet para começar a trabalhar com vendas online. 

Mas, eu que não tenho produtos físicos disponíveis, também posso trabalhar com vendas online? 

Se você possui a dúvida acima, saiba que sim, você também pode trabalhar com vendas de forma online. 

Não importa se você está pensando em abrir a sua própria marca, ou se deseja vender produtos de outras pessoas e receber comissão por isso, trabalhar no conforto de sua casa pode se tornar realidade. 

Existem tantas maneiras diferentes de ganhar dinheiro com a internet, no entanto, é importante que você saiba qual é a melhor opção para você e invista em divulgação.

Depois disso, não há necessidade de contratar funcionários ou alugar espaço maior (a menos que você queira). 

Para te ajudar, neste post, separei algumas sugestões de como trabalhar com vendas online, além de também dar dicas para potencializar seus resultados. 

Confira a seguir! 

Principais opções para trabalhar com vendas online 

Aqui está uma lista com as opções que considero principais para trabalhar com vendas online. 

As duas primeiras são as minhas favoritas!

1. Vendas online de produtos como afiliado

Vender online como afiliado

Para trabalhar com vendas online, você precisa estruturar a sua presença na internet: site, blog, contas em redes sociais, landing pages, páginas de vendas, anúncios em banner e mais outras dezenas de estratégias.

Se você acompanha meus conteúdos aqui no Blog e no canal do Youtube, você sabe o quanto é grande esse mercado e o potencial lucrativo que ele tem. Seja para você vender produtos físicos ou digitais que é o meu preferido.

Caso queira queira saber como trabalhar como afiliado, clique aqui.

Ser um afiliado digital significa que você venderá produtos de outras pessoas e ganhará comissão por isso, sem ter que se preocupar com estoque ou entrega para o cliente – isso ocorre devido ao formato dos produtos, e-books, audiolivros, treinamentos, ferramentas, palestrar e entre outros.

Sabendo isso, o primeiro passo para trabalhar dessa forma é escolhendo o nicho de mercado afiliado que deseja atuar. Observe as tendências de mídias sociais para identificação e veja o que está em alta em sites como Amazon, por exemplo. 

Se cadastre nas plataformas de afiliados – como Hotmart, Monetizze, Eduzz, etc. – e comece a escolher os produtos que deseja se afiliar. Com a filiação confirmada, você deve começar a criar conteúdo relevante direcionado para seus potenciais clientes – você pode usar as redes sociais, blog, site e muito mais. 

Quando os usuários clicarem no seu link de afiliado para fazer a compra, eles serão direcionados ao site de seu parceiro para concluir a transação e você receberá uma comissão por cada venda concluída – que tenha vindo do seu link. 

A venda online de produtos como afiliado é uma das formas mais rápidas e fáceis de negócio online, já que tudo o que você precisa fazer é promover os produtos. Você não precisará se preocupar:

  • Em criar produtos;
  • Configurar sistemas de pagamentos e entrega;
  • Lidar com o suporte ao cliente – a não ser que você ofereça a opção para esclarecer dúvidas com o objetivo de concluir vendas. 

2. Vendas online como infoprodutor

Seja um infoprodutor e venda online

Da mesma forma que existe a possibilidade de você trabalhar com vendas online como afiliado de um produto, você pode fazer como eu e criar o seu produto digital.

Isso significa que você pode ter o seu próprio produto digital e disponibilizá-lo para afiliação. 

Se você tem um amplo conhecimento ou domina o uso de uma ferramenta específica, você pode montar um curso ensinando a fazer anúncios no Facebook.

Ou é você é um copywriter e quer ensinar outras pessoas a escreverem de forma persuasiva, você pode criar o seu próprio produto digital, basta escolher o melhor formato de entrega dele seja curso em vídeo ou até mesmo um e-book.

A forma de divulgar o seu produto digital é igual a qualquer outro tipo de produto ou serviço, ou seja, é necessário entender o seu público-alvo e investir em ações de marketing digital – como blog, site, e-mail marketing, etc. 

Além disso, ao disponibilizá-lo nas plataformas de afiliados, você poderá ter uma grande quantidade de vendas, já que outras pessoas também estarão se dedicando para vendê-lo.

Só lembre-se de que eles ganharão comissão por cada venda realizada. 

3. Vendas online na Amazon, eBay, Etsy e Mercado Livre

Vendas online Amazon e Mercado Livre

Uma das maneiras mais rápidas de começar a trabalhar com vendas online é aproveitar o poder dos sites de terceiros. Os gigantes do comércio eletrônico como Amazon, eBay, Etsy e Mercado Livre são plataformas poderosas de vendas e marketing, com uma base de clientes em potencial integrada. 

Milhões de usuários compram regularmente nesses sites, e os números continuam crescendo cada vez mais, já que o hábito de consumo mudou e os consumidores estão interessados em realizar compras online.

Esses sites facilitam a configuração de uma loja para que os clientes possam navegar em seus produtos e não há necessidade de criar seu próprio e-commerce. Além disso, você encontrará um recurso de pesquisa integrado para que os clientes interessados possam encontrar sua loja facilmente. 

Outra vantagem desses sites é que você pode usar o carrinho de compra deles. Resumindo, você evita muitos gastos e problemas que podem ocorrer com a criação de uma loja virtual independente. 

4. Vendas online com e-commerce

Vendas online pelo ecommerce

Por mais que a criação de um e-commerce demande tempo e até mesmo dinheiro, essa é uma ótima opção para quem deseja trabalhar com vendas online criando sua própria marca. 

Como um empreendedor iniciante na internet, você não está competindo com grandes empresas de comércio eletrônico ou grandes varejistas. Você também não precisa de um depósito ou sistema de logística para vender seus produtos. 

O que você vai precisar para ter sucesso é ter foco e criar um bom e-commerce. O primeiro passo para fazer isso é encontrar seu nicho e entender quem são os seus potenciais clientes. 

Com isso definido, é hora de você produzir seus produtos – ou comprar para fazer revenda – e criar o seu e-commerce. Para isso, você terá que ter atenção a algumas questões técnicas, como: 

  • Escolha da plataforma de e-commerce;
  • Criação de conteúdo;
  • Otimização do site – SEO;
  • Boas fotografias dos produtos;
  • Criação do design;
  • Otimizar o e-commerce para dispositivos móveis e muito mais. 

Quando se trata de e-commerce, o essencial é ter um foco muito especializado que atraia um público específico.

5. Venda de produtos com o Dropshipping

Vendas online com Dropshipping

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Dropshipping, mas essa é uma opção que já conquistou muitas pessoas. Com essa forma de trabalhar com vendas online, você vende produtos de outras pessoas e mantém uma participação na receita de cada venda.

O Dropshipping é uma maneira muito prática de realizar vendas online, já que não é necessário que você tenha um estoque de produtos em sua casa, mas sim comprar produtos de um fabricante terceirizado ou atacadista depois que o cliente faz uma compra. 

Ao comprar produtos por um preço inferior ao preço pelo qual os fornecedores os vende, você pode gerar lucro. No entanto, vale deixar claro que acertar esses preços é essencial, já que o Dropshipping geralmente tem margens baixas. 

Outra grande vantagem dessa opção é que ela tem um custo inicial mínimo e você não precisa lidar com fabricantes ou problemas de armazenamento. Com o Dropshipping, seu foco está principalmente no marketing de sua loja. 

Seus lucros dependerão de quão bem você é capaz de anunciar seus produtos. O atendimento ao cliente também será sua responsabilidade. 

6. Vendas nas redes sociais

Vendas online em redes sociais

Quando as pessoas se perguntam “como trabalhar com vendas online”, muitas delas automaticamente pensam nas mídias sociais, afinal, elas se tornaram uma excelente forma de realizar negócios. 

As opções que mais se destacam quando se trata de vendas online é o Instagram e o Facebook e, para começar a vender nelas, o ideal é que você crie contas comerciais – você pode aproveitar o seu perfil pessoal, mas uma conta comercial passa uma maior credibilidade. 

Aqui estão algumas dicas para ter sucesso de vendas nas redes sociais: 

  • Publique conteúdo relevante e com frequência: não apenas poste seu produto e espere por vendas. As redes sociais são lugares agitados e os períodos de atenção dos clientes são curtos. Portanto, crie conteúdos que chamam a atenção e são relevantes para os usuários.

    Vale a pena experimentar vídeos, perguntas, enquetes e até memes – que sejam respeitosos e tenham relação com seu produto.
  • Mantenha uma consistência: não adianta você fazer uma publicação hoje e outra só daqui a um mês nas redes sociais. Manter uma consistência de publicações é ideal para que você consiga obter engajamento dos usuários e assim consiga atingir mais pessoas.

    Porém, não exagere, uma ou duas vezes por dia é uma boa média.
  • Utilize imagens de alta qualidade: não desvalorize sua página e seus produtos fazendo upload de fotos de baixa qualidade ou barradas. 

Dicas para potencializar as vendas online

Agora que você provavelmente esclareceu suas dúvidas sobre como trabalhar com vendas online, está na hora de saber como realmente ter sucesso com um negócio na internet e conseguir obter bons resultados para os seus esforços. 

Aqui está uma lista com algumas dicas que você precisa ter atenção. 

Facilite a compra para o consumidor

Já falamos sobre a divulgação de produtos em blogs, sites, redes sociais, entre outras opções, mas precisamos deixar claro que tudo isso deve ser feito pensando em seu consumidor, caso contrário, seus esforços serão em vão. 

Isso porque os visitantes de seu site ou blog tendem a não ter um período longo de atenção, então você poucos segundos para chamar a atenção deles quando fazem a primeira visita às suas páginas. 

Não coloque informações desnecessárias em seu caminho ou os faça pensar demais. Muitos visitantes deixarão seu site no momento em que encontrarem um obstáculo.

Algumas regras importantes são: 

  • Não obrigue os visitantes a se registrarem quando visitam seu site – coloque a opção, mas não force;
  • Torne a navegação do seu site ou blog a mais simples possível;
  • Não estenda o processo de compra e não tente obter uma grande quantidade de informações de uma vez dos consumidores. Quanto mais empecilhos existirem, maior será o incômodo para os visitantes e maior serão as chances de você perder vendas, já que os compradores poderão abandonar a compra. 

Ofereça um excelente atendimento ao cliente

Se tem algo que costuma ser um fator decisivo de compra para muitas pessoas é o atendimento ao cliente. Quando os consumidores pensam em comprar algum produto ou serviços, eles procuram por uma “garantia”, portanto, ajude-os a comprar de uma forma confiável e segura. 

Uma técnica de venda, não importa se o negócio for online ou físico, é disponibilizar a garantia de que, se o cliente não ficar satisfeito, você poderá reembolsá-lo, sem ficar o questionando. 

Além disso, ele quer ser bem atendido, logo, a cordialidade é um requisito mínimo quando se trata de atendimento ao cliente e que pode fazer toda a diferença nos resultados de quem trabalha com vendas online. 

Promova seu negócio

Não importa qual opção de trabalho com vendas online você escolha, fazer a promoção do seu negócio é essencial para que você pode atingir os potenciais clientes e realmente ganhar dinheiro com a internet. 

Apenas ter um bom site ou blog não é suficiente para gerar tráfego e vendas. Você precisa focar na atração de pessoas para o seu negócio e auxiliá-las a concluir a compra.

Coloque-se no lugar do seu potencial cliente. O que eles provavelmente irão fazer? 

  • Vão pesquisar no Google o que querem;
  • Vão pedir conselhos em fóruns e ver opiniões de outras pessoas em redes sociais e sites de avaliações.

Conclusão

Espero que você tenha gostado do conteúdo e que eu tenha te ajudado a esclarecer sua dúvida sobre como trabalhar com vendas online. 

Vale deixar claro que as opções que citei são as melhores opções do mercado que trabalho atualmente e outras já tive a oportunidade de ver funcionando de perto.

Portanto, vale a pena realizar pesquisas para encontrar uma opção que realmente seja ideal para você. 

Além disso, saiba que você precisará dedicar tempo e energia para promover seu negócio. Tente escrever conteúdos relevantes para o seu blog e redes sociais – além de investir em SEO – para que seus potenciais clientes visitem suas páginas. 

Se quiser saber mais sobre como trabalhar com vendas online, fique ligado nos conteúdos aqui do Blog Do Fórmula.

E aí, qual dessas formas você mais gostou?

Me conta aqui nos comentários.


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.