Existem diversas opções na internet para virar um empreendedor digital e aumentar o seu faturamento ainda este ano. Provavelmente, a opção de se tornar um afiliado não é uma novidade pra você, certo?

No entanto, muitas pessoas ainda tem dúvidas em relação a sua rotina, os requisitos necessários para entrar na profissão, como ter sucesso na área, entre outras questões. 

O interessante é que esse tipo de trabalho não exige muito conhecimento. Para ter sucesso é fundamental muita força de vontade e foco. A união dessas habilidades pode fazer com que você seja um campeão em vendas. 

Quer descobrir as principais informações sobre o mundo dos afiliados? 

Quer aprender como ser um vendedor digital e ainda ganhar dinheiro trabalhando em casa

Então, continue lendo este artigo e descubra como ser um afiliado de sucesso. 

O que é um afiliado? 

O afiliado tem como função recomendar e promover a venda de produtos de outros empreendedores ou grandes empresas. 

Imagine que um especialista da área de marketing criou um curso na internet. O afiliado pode divulgar e vender o seu conteúdo para outros internautas. Em troca, ele recebe uma comissão relacionada a essa venda. 

Para entrar nessa área é necessário participar de um programa de afiliados. Nele, estão várias pessoas que têm interesse sobre um determinado assunto e buscam potencializar o seu conhecimento no ambiente digital. 

Dentro desse grupo temos o produtor e o afiliado.  

Afiliado ou Produtor
  • Produtor: esse profissional é responsável por desenvolver um produto que será hospedado na internet e que tem autorização para ser comercializado na rede. Ele pode criar diversos materiais, desde softwares até e-books, cursos e videoaulas. 
  • Afiliado: esse profissional tem como foco a área comercial. O seu objetivo é usar os canais digitais ao seu favor para compartilhar e vender os produtos. 

Por um lado, o produtor aumenta a sua renda extra, conquista mais autoridade no mercado e pode até trabalhar pela internet somente produzindo e comercializando os seus produtos. 

Já o afiliado também tem vários benefícios. Um deles é ter a possibilidade de aumentar o seu faturamento de forma simples e imediata, sem precisar procurar emprego ou fazer investimentos em um novo negócio. 

Outro ponto interessante é que existem diversos tipos de produto em que você pode trabalhar, desde cursos para artesanatos, moda, até marketing digital e programação de computadores. 

Porém, se você ainda não está convencido sobre o quanto o marketing de afiliados pode potencializar a sua carreira, continue lendo este artigo para descobrir mais benefícios que vão te surpreender. 

Por que ser um afiliado? 

Grande parte das pessoas não gostam de ter um chefe controlando o seu horário, as suas tarefas e todos os processos que envolvem o seu conhecimento na empresa. Caso participe desse grupo, o caminho de afiliados é a melhor opção para a sua carreira. 

Nesta profissão, você é o seu próprio chefe. Ou seja: será o responsável por definir as estratégias de vendas, por escolher os produtos do seu catálogo, por estipular o orçamento de cada canal de divulgação, por monitorar os resultados e criar qualquer outro tipo de plano de ação. 

Essa nova realidade também impacta no seu bolso, uma vez que ganhará proporcionalmente ao seu esforço. Sendo assim, se o planejamento for executado com eficiência certamente o seu saldo no banco será mais satisfatório pelos próximos meses. 

É necessário pouco investimento 

O lado positivo de ser afiliado é que esse profissional não precisa ter muito conhecimento no início da carreira. Basta ter um computador com acesso à internet, além de participar de um programa de afiliado. 

Os seus produtos podem ser divulgados em sites do WordPress. Essa plataforma tem layouts gratuitos e são bastante práticas para iniciar o seu negócio do zero. 

A divulgação pode ser concentrada nas redes sociais. Caso o seu público seja mais formal, o linkedin é a melhor opção. Todavia, o Instagram permite que você converse melhor com um perfil mais descolado. 

No início não é necessário grandes investimentos, apenas se você tiver interesse em trabalhar com mídia paga para potencializar as suas publicações. 

É importante deixar claro que o trabalho de afiliado não exige o aluguel de uma loja. O seu local de trabalho pode ser a sua própria casa. 

Baixo investimento

É possível ter flexibilidade 

Uma das grandes dificuldades dos trabalhadores é encontrar um trabalho que seja flexível em relação a carga de horário e que permite trabalhar de casa (home – office). 

No afiliado, você tem liberdade para escolher onde e qual horário pretende trabalhar ao longo do dia. 

Já imaginou conversar com os seus clientes na praia ou em sua casa no campo? 

E o que você acha de trabalhar enquanto o seu filho estiver dormindo? 

Sem dúvidas, essa é uma das grandes vantagens do afiliado. No entanto, não confunda liberdade com comodidade. Lembre-se que o seu sucesso depende do quanto se esforça no momento da venda. Então, acerte no planejamento para controlar melhor as suas tarefas, combinado? 

Todos os benefícios que foram abordados até agora são excelentes para garantir mais qualidade de vida e um lugar tranquilo para realizar as suas tarefas diárias. Porém, é necessário ter alguns requisitos para entrar nessa profissão. 

Flexibilidade de horários

Como ser um afiliado de sucesso? 

O primeiro ponto para se destacar na área é descobrir o tipo de afiliação que tem mais ligação com o perfil e também com aquilo que você tem acredita na vida.

A primeira sugestão é o marketing de afiliado. Nesse tipo de modalidade, 100% da sua renda vai de acordo com a sua performance de vendas. Outra dica é o programa de afiliados que serve somente como uma forma de aumentar o seu faturamento no final do mês. 

Fique livre para tomar a sua decisão. 

Entretanto, tenha em mente que ambas precisam de comprometimento e planejamento para alcançar os resultados desejados. 

Além disso, é fundamental ter alguns requisitos para participar do projeto. 

  • Ter documento de identidade; 
  • Ter mais de 18 anos; 
  • Fazer o cadastro em um programa de afiliados. 

Atenção: o afiliado não precisa ser dono de um blog ou site. No entanto essa ferramentas melhoram os seu resultados, especialmente quando tem um domínio próprio. 

Outro ponto importante em relação aos blogs é que eles conseguem atrair novos públicos de forma orgânica, isto é: sem precisar investir em mídias pagas. 

Para isso, crie uma estratégia, mantenha uma publicação constante dos seus conteúdos, desenvolva materiais de relevância e divulgue o seu trabalho. Dessa forma terá mais visitas e consequentemente novas vendas.  

Requisitos para ser afiliado

Conheça outras formas para divulgar o seu produto 

O Youtube pode ser uma excelente oportunidade para mostrar o seu produto ao mundo. No vídeo, faça um review do item que está vendendo, abordando as suas características, como usá-lo e mais detalhes que achar interessante. 

Para expandir o seu produto no mercado procure parcerias em sites, blogs e no instagram. Peça que as pessoas divulgam o seu material usando banners, e-mail marketing ou outro tipo de mídia. Em troca, ofereça uma amostra grátis do produto para que o parceiro entenda como apresentá-lo da melhor forma. 

O WhatsApp é mais um canal para compartilhar informações sobre o seu produto. Aproveite o grupo de amigos e os seus contatos para aumentar as suas vendas. 

Os produtores, geralmente, disponibilizam materiais para ajudar na divulgação de um produto. Os bons profissionais oferecem banners, vídeos e até sequências de e-mails. Vale apostar em tudo para divulgar o seu negócio.

A internet não pode ser o seu único meio de divulgação. Se possível, invista em cartões, flyers ou cartazes para que outras pessoas conheçam a sua marca.

A comunicação entre afiliado e a sua audiência deverá ser formal. Nessa hora, esqueça a amizade e lembre-se que está divulgando um produto. Fale sobre as características da peça, mostre os detalhes, ensine como aproveitar o curso da melhor forma para não perder nenhuma venda. 

Formas de Divulgação

Como se comportar na rede de afiliados? 

O trabalho de um afiliado deve ser executado com seriedade e comprometimento. Afinal, estamos falando de vendas, ganhar dinheiro, clientes e empresas. 

Portanto, alinhe os processos com o seu produtor e confira as regras para que tudo saia conforme planejado. Dessa forma, a sua credibilidade estará em alta. 

Outro ponto importante é que você não deve cobrar resultados da noite para o dia. Como você já sabe o trabalho exige dedicação, então, repense sempre as estratégias e mantenha o foco. 

A competição na internet é bastante acirrada e só sobrevive quem nunca para de lutar. 

Qual é o melhor programa de afiliados? 

Existem diversas opções disponíveis na internet. Por isso, o mais importante é que você entenda quais são os itens que deve analisar para acertar em sua decisão.

  • O suporte, por exemplo, é essencial em um programa de afiliados, especialmente para quem está no início da carreira. Ele pode ajudá-lo com dúvidas sobre como usar a ferramenta e como aumentar as suas vendas. 
  • É importante analisar também a praticidade da plataforma. Observa se ela é prática para ser usada, se você encontra todos os detalhes que precisa e se as informações são completas. Dessa forma não terá problemas com a navegação.
  • O cardápio de produtos também não pode ser ignorado. Verifique se os itens disponíveis para a venda estão de acordo com a sua experiência e com o mercado que pretende alcançar. Além disso, confira o quanto aquele produto está em alta no mercado. Os campeões de venda podem não ser do seu interesse, mas podem ajudá-lo a descobrir novas habilidades. 
  • Algumas plataformas de afiliados permitem que os usuários avaliem a qualidade do produto por meio de notas ou comentários. Isso pode dar um panorama geral de como está a receptividade do mercado em relação ao produto. Análise esses pontos e descubra se é a sua melhor escolha. 
  • A página de vendas é outro ponto interessante para avaliar com cuidado. Alguns produtores têm um carinho especial com essa etapa, mas há outros que não dão a atenção que ela merece. Aqui, você deve avaliar se a página está bonita, com textos chamativos e com imagens de ótima qualidade. Esses fatores ajudam o consumidor a definir pela compra. 
  • A sazonalidade também deve ser levada em consideração na hora de escolher um produto. Afinal, um curso sobre “como ser um bom aluno” pode não ter boas vendas em dezembro, uma vez que esse período é de férias escolares. 
  • Fique de olho também nas comissões. Busque produtos com comissões superiores ou iguais a 30%, pois terá uma visão mais clara de quanto o seu esforço valeu a pena. 
  • Não podemos esquecer dos preços dos produtos. No início, o mais indicado é começar por valores baixos de até R$300,00. Pode ter certeza que a negociação será mais tranquila. 
  • A confiança em relação a plataforma é outro ponto interessantes. Não arrisque o seu tempo em um produto que você não tem segurança. Sendo assim, avalie a sua reputação com outros profissionais para saber se está no caminho mais adequado. 
Programa de Afiliados

Esses itens são fundamentais na hora de escolher uma plataforma. Porém, a sua decisão não é definitiva. Se está na dúvida, faça um teste com uma ferramenta para descobrir se ela está alinhada com as características que você julga mais importante. 

Quem trabalha como afiliado pode ter vários ganhos financeiros. O resultado final só depende do seu esforço e eficiência.

O mais legal é que não existe um teto para as suas comissões. Enquanto você está vendendo o seu lucro aumenta na mesma proporção. 

Também não existem plataformas que definem um limite sob o volume de vendas. O que pode ocorrer é uma limitação na quantidade de vendedores dos produtos que são comercializados. 

Um afiliado de sucesso não pode se esquecer de monitorar os seus resultados principalmente quando trabalha com várias estratégias de marketing e diversos produtos. Meça e avalie o impacto de cada ação para descobrir os principais gargalos e continuar com aquelas planos que estão trazendo resultados. 

Percebeu que é possível ter sucesso como afiliado? Então, não perca mais tempo e comece a lucrar agora mesmo. E você, teve alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.