Saber como fechar uma venda é uma dúvida comum entre empreendedores digitais, afiliados e profissionais de vendas.

A maneira como os consumidores tomam decisões de compra está em constante mudança, por isso é importante reavaliar continuamente a sua estratégia de vendas com sua equipe. 

Vender qualquer tipo de produto ou serviço pode ser uma linha tênue entre encontrar o equilíbrio perfeito entre ser persuasivo, mas não arrogante ou irritante. 

Isso exige um planejamento cuidadoso, mas, felizmente, com uma estratégia sólida em vigor, você pode garantir que sua empresa permaneça consistente e consiga vender mais. 

E esse é uma das principais habilidades que os afiliados de sucesso desenvolveram para conseguir vender todos os dias como afiliado.

É preciso lembrar que, ao tentar fazer uma venda, o cliente precisa estar em primeiro lugar. 

Não importa o tipo de vendedor que você seja, para você conseguir vender um produto ou serviço você precisa dominar a arte de fechar vendas online ou offline.

Os meses ou semanas de trabalho árduo dedicados à prospecção de um cliente irão por água abaixo se você não fechar negócios. 

Fechar é a reta final que você precisa atravessar para obter lucros. Sem mais delongas, aqui estão algumas técnicas sobre como fechar uma venda. 

Como Fechar uma Venda em 8 Etapas

Melhorar a sua taxa de fechamento é simples em teoria, mas difícil de ser executado. 

No entanto, isso está ao seu alcance, desde que você esteja disposto a se comprometer com a mudança e se prepare para saber como fechar uma venda. 

Se você quer ser um bom vendedor, aqui estão algumas coisas que pode fazer agora que irão melhorar seu processo de vendas

1. Identifique o tomador de decisão

Saiba quem é o tomador de decisão

Não importa em qual setor você atua, conhecer o tomador de decisões é crucial para um fechamento rápido.

Muitas vezes, os tomadores de decisão vão enviar outra pessoa para o fogo para obter todas as informações possíveis sobre sua empresa. 

Se for esse o caso, certifique-se de colocar na cabeça do tomador de decisão para que possa personalizar seu discurso de vendas de acordo com os interesse dessa pessoa, mesmo que ela não esteja lá. 

Claro, o seu melhor cenário é sentar-se com o tomador de decisão. Faça o que puder para marcar uma reunião com essa pessoa. 

2. Trate a venda e o fechamento como coisas diferentes

A realidade é saber como fechar uma venda vender e fechar negócios são duas coisas diferentes.

Vários vendedores são ótimos na parte de vendas – descrevendo o problema, apresentando a proposta de valor -, mas realmente lutam no fechamento. 

Provavelmente, se você tem dificuldade para fechar, não está pedindo a venda de forma alguma e, se estiver, está fazendo isso com mansidão.

Seja ousado e confie que seu cliente está pronto. 

Também pratique seu argumento de venda e suas técnicas de fechamento separadamente para lembrá-lo de que são duas fases distintas de uma venda. 

3. Esteja preparado para as objeções

Aprenda a quebrar as objeções dos clientes

Qualquer vendedor que pretenda atingir essas métricas de previsão de vendas deve estar preparado para as objeções do cliente. 

Você provavelmente já ouviu alguns deles, como “não temos orçamento para isso” ou “Lamento, mas não posso tomar uma decisão sobre isso hoje”, mas há muitos mais. 

Ao contornar habilmente as objeções de um cliente, você poderá ir direto ao ponto, que é uma venda ou uma admissão franca de que você não fez o suficiente para vendê-los no produto. 

De qualquer forma você visitou simplesmente ser ignorado sem obter nenhuma informação vital, que é o que acontece quando os vendedores não conseguem lidar com as objeções. 

Você deve compilar todas as objeções em potencial que pode esperar ouvir ao tentar fechar e preparar as respostas com antecedência. Encontre alguém para ser o cliente para que possa ensaiar com ele.

4. Seja real

Um cliente pode sentir se você está sendo verdadeiro durante o processo de vendas. Em outras palavras, é importante transmitir ao cliente que você se preocupa com ele e não apenas com o seu negócio. 

Soar como muito calculado pode desligar as pessoas; no entanto, lembre-se de que não há nada de errado em estar preparado, afinal, você está se preparando sobre como fechar uma venda. 

É normal parecer que você está pronto para cada pergunta que surgir, apenas não aja como se não se importasse com os melhores interesses do cliente. 

5. Crie um senso de urgência

Defina um prazo ao negócio para ajudar a dar ao cliente um incentivo para se comprometer. Quer seja um desconto ou algo gratuito, faça-os sentir que têm a vantagem. 

Isso não significa apressar o cliente; significa simplesmente tentar dar a eles um motivo extra pelo qual seu produto ou serviço é a escolha certa, e a escolha certa agora. 

6. Conheça a sua concorrência

Conheça a concorrência

Competir por cliente é algo difícil. Conhecer as áreas em que você é mais competitivo do que seus concorrentes pode levar a esse fechamento rápido. 

Novamente, isso é tudo uma questão de preparação. Faça sua pesquisa e certifique-se de anotar algo que você está fazendo e que seus concorrentes não estão. 

Muitas vezes, esse é o maior argumento de venda, então você não deve ignorá-lo. 

7. Seja persistente

Se você está decidido para saber como fechar uma venda, saiba que muitos vendedores desistem após uma ou duas objeções.

Em essência, os clientes estão convencendo o vendedor de que não podem comprar. 

No entanto, há uma verdade simples quando se trata de vendas: se um cliente decidir que precisa do seu produto ou serviço, ele encontrará uma maneira de comprar. 

O fechamento é como você entra na mesma página. Não se sinta intimidado, faça as ligações que forem necessárias.

Use e abuse do Copywriting e envie os e-mails que precisar. 

Contato que você seja respeitoso e tenha certeza de que o cliente vai adorar o produto ou serviço, pedir persistentemente pela venda pode levar a um relacionamento de trabalho longo e feliz. 

8. Seja positivo

Seja Positivo

É fácil ficar desanimado se você não fizer uma venda, mas lembre-se de manter um pensamento positivo é importante para que você mantenha o foco. 

Ao permanecer positivo, você pode melhorar sua taxa de fechamento com os clientes. Eles querem comprar de pessoas positivas – sua confiança faz com que eles confiem na empresa e, portanto, no produto ou serviço. 

Se uma venda não for bem-sucedida, volte sua atenção imediatamente para a próxima oportunidade e não se permite ficar pensando no passado. 

Prepara-se para a sua próxima venda

Não espere para implementar essas dicas que eu passei sobre como fechar uma venda, porque sua taxa de fechamento não vai melhorar até que você melhore a si mesmo. 

Aumentar suas chances de sucesso exigirá alguns trabalhos de caso e preparação de sua parte. 

Sigas estas etapas e você poderá ver sua taxa de fechamento de vendas aumentar:

  • Liste todas as objeções que você já recebeu de um potencial cliente durante o fechamento; 
  • Escreva uma resposta simples para cada objeção que afirme as preocupações do cliente, mas ofereça uma resposta tranquilizadora (você nunca deve discordar do cliente ao fechar);
  • Encontre alguém que possa ser um cliente, dê a ele alguns cartões de índice com objeções e ensaia-os até que você possa responder durante o sono;
  • Faça anotações sobre como os clientes respondem a essas técnicas de fechamento para que você possa ajustar sua abordagem. 

Depois de seguir todas as dicas deste post, espero que você esteja muito mais preparado e saiba como fechar uma venda. 

Também spero que tenha gostado do conteúdo e que em breve consiga obter muito mais vendas diariamente!


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.