Saber como escolher uma hospedagem para o site do seu negócio pode não parecer uma tarefa fácil, afinal de contas, existem diversas opções deste serviço, certo?

No entanto, existem alguns critérios que se destacam na hora de fazer essa escolha. Alguns deles estarão diretamente relacionados a sua plataforma.

Como a determinação de qual será o uso dela, por exemplo, se será um site institucional, plataforma e-commerce ou um blog.

Enquanto outros aspectos estarão relacionados diretamente ao tipo de hospedagem. Podendo ser aqueles referentes ao recursos fornecidos ou do servidor por trás desse serviço.

Além disso, há quem tenha dúvidas sobre optar pela contratação deste serviço pago ou recorrer a um plano gratuito.

Vale a pena mesmo economizar na hora de hospedar seu site? Pensando nisso tudo, separamos algumas dicas incríveis neste artigo.

Então, continue lendo este conteúdo e saiba tudo sobre como escolher uma hospedagem ideal para o seu site!

Como Escolher Uma Hospedagem: Serviço Pago ou Gratuito?

Como Escolher uma Hospedagem: Serviço Pago ou Gratuito?

Economizar recursos na hora de contratar serviços é sempre algo importante, não que você deva escolher o serviço mais barato.

No entanto, pagar pelo mais caro não indica necessariamente sinal de qualidade. O ponto de partida se encontra, então, na escolha pelo custo-benefício.

Mas, mesmo assim, existem empresas que estão com o capital limitado para iniciar sua plataforma e acabam sendo atraídos pela ideia de uma hospedagem gratuita.

Escolher uma hospedagem grátis pode parecer uma opção vantajosa, porém, precisamos destacar que nelas não há garantia de serviço. Uma vez que, você não está pagando por ele.

Imagine então, que você criou um site, aplicou suas estratégias, está tendo resultados e do nada, perde sua hospedagem!

Podemos dizer que esse é um dos riscos. O segundo é que dificilmente a qualidade oferecida será se quer mediana, atrasando o crescimento do se negócio.

Ou seja, não existe hospedagem de site grátis realmente, já que de uma forma ou de outra você paga um certo preço.

Nesse aspecto, seja um blog, e-commerce ou site institucional, se sua plataforma tem fins comerciais, o mais adequado é a contratação paga.

Isso garante a você total autonomia e segurança necessárias para criar um presença digital. Desse modo, como escolher uma hospedagem com capital limitado?

Minha dica fica por conta dos planos compartilhados, o que significa que o servidor por trás dela hospeda mais de um site.

Logo, com mais de um cliente utilizando o mesmo serviço, ocorre um rateamento dos custos. O que permite que você tenha bons recursos à um preço acessível.

Um servidor compartilhado é a melhor opção?

Essa é uma pergunta importante para quem deseja saber como escolher uma hospedagem, mas, a resposta pode variar bastante.

De forma geral, esse é o tipo de servidor mais indicado para sites de pequeno a médio porte. Uma vez que, o espaço ocupado em disco por eles, acaba sendo considerado pequeno.

Tudo isso torna esse o plano mais popular e acessível, sendo oferecidos preços competitivos nesse mercado.

Seguindo essa tendência, para plataformas consideradas grandes, a hospedagem indicada fica entre aquelas com servidores Cloud, VPS ou Dedicado.

Outra dica que deixo aqui então, é começar com planos compartilhados sempre. Conforme sua empresa ou seus conteúdos forem expandindo, faça um upgrade de plano considerando a troca de servidor.

Contudo, é preciso destacar que muitos sites pequenos e médios acabam sendo considerados grandes quando não há otimização.

Não da plataforma em si, mas sim, dos conteúdos multimídias utilizados nela. Por exemplo, as imagens, vídeos e áudios que tornam o site pesado.

Frente a isso, portais de notícias por vezes tem como recomendação, não começar com planos compartilhados já que o limite será rapidamente alcançado.

Dicas De Como Escolher Uma Hospedagem

Dicas De Como Escolher Uma Hospedagem

Então, agora você já sabe um pouco mais sobre como escolher sua hospedagem considerado custo-benefício e tipo de servidor mais adequado.

Falaremos sobre outros aspectos que devem ser considerados antes da contratação. Tanto aqueles referentes ao seu negócio, quanto ao serviço a ser prestado!

1. Definição da plataforma

Para escolher sua hospedagem, vamos começar considerando o tipo de plataforma que ela representa.

Aqueles considerados de pequeno a médio porte são os blogs, sites institucionais e e-commerces. Logo, sendo recomendadas as hospedagens compartilhadas.

Já portais de notícias, plataformas de multimídia (serviços de streaming, por exemplo) e de jogos, são aqueles de grande porte.

Tendo isso em mente, você já mata a charada de se é necessário começar com planos básicos. Ou, se é melhor aqueles mais amplos que não oferecem limitações as suas atividades.

2. Considere acessos para escolher a hospedagem

Essa segunda dica considera ainda, os aspectos relativos ao seu negócio e a previsibilidade de tráfego nele.

Para quem ainda vai iniciar uma plataforma isso pode ser difícil de determinar, certo? Aqui você pode levar em conta dois pontos para escolher a melhor hospedagem de site.

Um deles é se seu negócio é novo e será lançado juntamente com a plataforma a ser hospedada, nesse caso os acessos moderados serão esperados.

O segundo ponto, é se sua marca já existia em outro tipo de plataforma ou até mesmo, no meio físico. Com isso, você pode tentar mensurar o tráfego.

Considere se sua audiência vinha pedindo por um site e qual o tamanho dela, assim, você identifica se os acessos serão moderados ou elevados.

Mas, por que pensar nisso? Pois, alguns planos possuem limite de tráfego mensal, ao atingí-lo seu site deixa de ser exibido ou um valor adicional será cobrado a cada novo acesso.

Da mesmo forma, existem planos mesmo em servidores compartilhados, que oferecem tráfego ilimitado!

Uma boa hospedagem também ajuda a reduzir bugs no WordPress.

3. Disponibilidade e velocidade

Saindo de aspectos do negócio e adentrando os da hospedagem em si, quero falar sobre duas coisas importantes ao escolher um plano.

Uma delas é a disponibilidade, ou uptime, que representa o tempo que uma plataforma se mantém “no ar”. Procure sempre por serviços que oferecem essa característica acima de 99%.

Assim como, o uptime, a velocidade de carregamento também influencia diretamente na experiência do usuário que acessa suas páginas.

Por isso, sempre escolha hospedagens que oferecem maior rapidez. O que pode ser obtido através de tecnologias como um HD SSD, por exemplo, que torna os sites até 4x mais rápidos.

Tanto a disponibilidade para acesso, quanto a velocidade de carregamento, aumentarão as chances de um bom ranqueamento nas páginas do seu site.

4. Espaço de armazenamento

Na hora de escolher uma hospedagem você precisa considerar o espaço que sua plataforma precisará – é pouco/moderado ou elevado?

O espaço de armazenamento é destinado aos arquivos e dados da que compõe sites e seus conteúdos. Existem diversas hospedagens de sites com espaço considerado ilimitado.

Isso que dizer que, há sim um limite, mas, que o armazenamento disponível é tão amplo que dificilmente será atingido pelo seu negócio.

Junto a esse aspecto, considere também, as transferências (bandwidth). Além de armazenamento de dados e arquivos, os sites realizam trocas desses entre um servidor e máquinas externas.

Dessa forma, ter uma capacidade de transferência “ilimitada” também é importante para sua hospedagem.

5. Pense na segurança ao escolher a hospedagem

Entre tudo que já falamos até um momento, definitivamente o ponto mais importante para seu site é contar com uma hospedagem segura.

Afinal de contas, estamos falando de uma plataforma repleta de dados. Mas, não são apenas dados em forma de conteúdo, e sim dados pessoais, administrativos, etc.

Tanto aqueles referentes a sua empresa, quanto de seus leads que os fornecem para ter acesso a determinados conteúdos.

Hoje, mais do que nunca com as leis de privacidade, a proteção é de extrema importância no meio digital. Como uma empresa hosting pode oferecer isso então?

Através de backups periódicos de sua plataforma e um sistema de redundância de dados e informações.

Dando garantias em termos de não-vazamento de informações. E também na permanência do seu site “no ar” em casos de problemas técnicos.

Sistemas de gerenciamento de conteúdos

Outra forma de melhor proteger e gerenciar sua plataforma são através de sistemas de gerenciamento de conteúdos (CMS).

Nesse mercado, existem diversas hospedagens que já vem com planos de otimizados para esses sistemas. Apesar de existirem diversos tipos, o WordPress é o mais comum.

Além de trazer mais segurança, eles otimizam também os processos de gerenciamento do seu negócio, devido a uma interface simples e intuitiva.

6. Diferenciais competitivos da hosting

Para finalizar este artigo sobre como escolher uma hospedagem de site, iremos analisar a qualidade da empresa por trás do serviço. Em primeiro lugar, temos que considerar o suporte da empresa.

Afinal de contas, de nada adianta ter o melhor plano com recursos completos se, quando algo acontece a empresa não está disponível para auxiliá-lo rapidamente.

Isso pode acabar representando perdas de oportunidades e reduzir o potencial de crescimento do negócio.

Portanto, escolha hostings bem avaliadas por outros clientes em relação a disponibilidade de suporte, atendimento e flexibilidade para contato.

Contar com formas amplas de pagamento também é outra vantagem. Bem como, o oferecimento de descontos para longos períodos de contratação.

Verifique ainda, se a empresa oferece outras vantagens que a mantenha competitiva no mercado ou se eles servem apenas como chamariz para camuflar a baixa qualidade do serviço prestado.

Conclusão

Vimos então, no decorrer deste artigo, dicas de como escolher uma hospedagem ideal para o seu site.

Na maior parte dos casos, vemos que os planos compartilhados são mais indicados. Pois, oferecem um maior custo-benefício que atende as necessidades iniciais do seu negócio.

Dessa forma, conforme ele for crescendo e tiver mais capital, você poderá fazer um upgrade de plano para obter mais recursos.

Esteja atento então, a qualidade dos serviços e do suporte oferecidos. Caso ainda tenha dúvidas, busque empresas que fornecem período de teste para identificar se o plano desejado realmente atende às suas necessidades!

Se você gostou deste conteúdo ou ainda possui alguma dúvida, deixe-a nos comentários e compartilhe-o nas redes sociais.


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.