O mundo dos negócios de hoje é definido pelo alto antagonismo entre várias empresas do mesmo segmento disputando entre si. Os clientes contemporâneos têm acesso às informações de forma mais rápida e eficaz do que nunca, tornando-os mais exigentes. Em tal ambiente, uma campanha de marketing tem um papel significativo em garantir que as empresas desenvolvam sua participação de mercado e permaneçam relevantes.

No entanto, o mundo do marketing é consideravelmente diferente do que costumava ser há vários anos. As empresas que se concentram na construção de relacionamentos saudáveis ​​e no aumento da fidelidade do cliente devem manter continuamente uma imagem de marca positiva. Isso geralmente é implementado por meio do uso de promoção, produtos e preços em um processo denominado posicionamento de mercado .

Para qualquer empresa que queira construir um posicionamento de marca forte em um mercado repleto de produtos semelhantes, é essencial traçar uma estratégia de posicionamento eficaz. O passo inicial é compreender o que é posicionamento e como você pode aproveitar técnicas relacionadas para fazer sua marca se destacar da concorrência.

Leia também: Marketing digital para iniciantes

Posicionamento no mercado

Sua posição no mercado é como seus leads e clientes conhecem sua marca ou produto, em comparação com a concorrência. Portanto, posicionamento de mercado é o processo de construção proativa de uma imagem ou identidade específica de sua marca para influenciar a percepção do cliente. É uma parte substancial da sua estratégia de negócios de longo prazo.

Por exemplo , vamos dar uma olhada no mercado automotivo mundial. Honda é destaque com confiabilidade, segurança e qualidade a um preço acessível. Por outro lado, a Mercedes-Maybach construiu sua marca e carros como símbolos de status de luxo e sofisticados. As duas marcas atendem a segmentos de mercado separados e ambas obtiveram sucesso.

Contemple como sua empresa será percebida no mercado. Quais atributos seus clientes-alvo associam à sua empresa e aos seus produtos? O que o torna especial em relação aos concorrentes? Compreender sua posição atual no mercado é o principal elemento para expandir seus negócios.

Estratégia de Posicionamento de Mercado

Uma estratégia de posicionamento eficaz depende de um entendimento claro do mercado em que você deseja competir. Ela especifica como sua empresa difere da concorrência e as condições e oportunidades no mercado.

Um grande erro que muitas empresas cometem é presumir que essa posição é apenas uma campanha de marketing. Deve ser considerado um dos alicerces da estratégia da empresa. Resumindo, você não pode promover um produto como um item de alta qualidade em seu marketing enquanto o produto em si não puder dar suporte a essas afirmações.

Os clientes podem identificar uma estratégia de posicionamento clara – eles sabem se uma empresa está competindo em qualidade ou preço. O posicionamento deve ser um esforço coeso entre a estratégia de negócios e os planos de vendas e campanha de marketing. É muito mais do que uma estratégia de comunicação. É assim que o produto ou serviço funcionará para atender às expectativas do cliente e aos potenciais de seu posicionamento. As organizações precisam determinar seu posicionamento na cadeia de valor, ou então a comunicação perde a concentração e se torna confusa.

Como construir uma estratégia de posicionamento de mercado de sucesso

Analise sua concorrência

Antes de definir como seus produtos se encaixam em um mercado, verifique quem já está lá. Quando você está bem ciente de sua concorrência e da segmentação de mercado existente, pode reconhecer lacunas que pode preencher. Existem várias perguntas que ajudam a analisar sua concorrência, incluindo:

  • Quais são os atuais players em seu mercado?
  • A quem eles estão servindo?
  • Qual é a sua participação no mercado?
  • Com que rapidez eles estão se desenvolvendo?
  • Quais são suas vantagens e desvantagens?
  • O que os torna excelentes?
  • Como eles estão promovendo seus produtos?

Gere sua declaração de posicionamento

Se você já está familiarizado com sua concorrência, precisa determinar do que se trata sua marca e seus produtos. Sua declaração de posicionamento mostra seu compromisso em servir seus clientes e por que eles deveriam comprar de você e não de seus inimigos. Aqui estão algumas perguntas que o ajudam a escrever uma declaração de posicionamento:

  • O que você está oferecendo aos seus clientes?
  • Quem é seu público alvo?
  • Qual problema você está tratando?
  • Que resultados você trará para seus consumidores?
  • Quais são as vantagens de seus produtos?
  • O que torna sua marca única?

Aumente sua posição única no mercado

Quando você entender mais sobre seu negócio e a concorrência, é hora de se concentrar em sua posição única no mercado. Existem algumas estratégias de posicionamento de campanha de marketing eficientes para ajudar a garantir o seu lugar à mesa. Uma marca pode diferenciar seus produtos da concorrência com base em produtos, serviços, imagens ou pessoal.

Diferenciando com base em produtos

Uma marca pode usar seus produtos físicos para se diferenciar da concorrência. Embora várias empresas forneçam produtos altamente padronizados, pode haver diferenciação no significado em alguns casos.

Alguns produtos podem ser bastante diferenciados, como móveis para apartamentos. Nesse caso, a marca pode fornecer vários padrões ou recursos opcionais não oferecidos pelos concorrentes. Portanto, a Delta Airlines oferece assentos mais amplos e uso gratuito de telefone durante o vôo; e a Volvo oferece novidades e melhores recursos de segurança.

Além disso, os produtos podem ser diferenciados com base no desempenho. Por exemplo , a Whirlpool aprimora sua lava-louças para funcionar de maneira mais silenciosa; A Procter & Gamble cria o Liquid Tide para deixar as roupas mais limpas.

Além disso, as marcas podem tornar seus produtos únicos por estilo e design. Os produtos podem ser separados com base em vários atributos, como durabilidade, confiabilidade, consistência e reparabilidade.

Os carros Jaguar têm um histórico de confiabilidade pobre, mas muitos amantes de carros ainda os perseguem. Isso ocorre porque os clientes amam o design dos carros Jaguar e se sentem mais felizes quando possuem um carro desta marca.

Diferenciando com base no pessoal

Uma forma de obter um benefício competitivo é contratar e treinar funcionários melhores do que os dos concorrentes. Por exemplo , a Singapore Airlines acumula uma reputação invejável graças à graça de seus comissários de bordo.

Os servidores do Mac Donald são corteses, o pessoal da IBM é profissional e bem informado e o pessoal da Disney é tranquilo e otimista. A diferenciação de pessoal requer a seleção cuidadosa e apropriada e o treinamento dos funcionários de contato com o cliente.

Diferenciando com base em serviços

Uma marca também pode diferenciar os serviços que acompanham o produto. O transporte rápido e cuidadoso pode trazer um benefício competitivo. Deluxe – uma empresa de fornecimento de cheques – estabeleceu uma excelente reputação na entrega de cheques de reposição um dia após o pedido ser feito – sem atrasar uma vez em 12 anos consecutivos.

Vamos dar uma olhada na IBM – a empresa é famosa por seus serviços de instalação de qualidade. Ele entrega todas as peças do equipamento solicitado no local de uma só vez, em vez de enviar componentes individuais para esperar a chegada de outros.

Além disso, os serviços de reparo podem ser usados ​​para diferenciar uma marca da outra. Vários compradores de automóveis ficarão felizes em pagar um pouco pelos serviços de reparo pós-compra. As marcas podem promover suas ofertas oferecendo serviços de treinamento aos compradores.

Por exemplo , a General Electric vende e instala equipamentos caros de raios-X em hospitais e mostra aos funcionários dos hospitais como usar o equipamento.

Algumas empresas fornecem serviços de consultoria gratuitos ou pagos, como informações, dados e serviços de aconselhamento que os compradores podem precisar.

Os profissionais de marketing podem explorar muitos outros métodos de diferenciação de serviços que agregam mais valor a seus produtos. Eles podem selecionar entre uma miríade de serviços e podem gerar novos para torná-los diferentes dos concorrentes.

Diferenciação com base nas imagens da empresa

As marcas também podem alavancar suas imagens para diferenciá-las da concorrência.

A imagem de uma empresa deve mostrar os benefícios exclusivos e o posicionamento do produto. Construir uma imagem poderosa e especial exige criatividade e esforço.

Símbolos, logotipos, sinais e cores são utilizados para construir uma forte diferenciação de imagem de reconhecimento de marca. Além disso, uma marca pode tentar construir uma imagem por meio dos tipos de eventos que patrocina.

A Pepsi, por exemplo , tem se associado intimamente a eventos esportivos como torneios de críquete.

Viva seu posicionamento de mercado

Ao descobrir qual posição deseja alcançar no novo mercado, você precisará concentrar seus esforços para atingir a meta. Sua posição no mercado será o objetivo de suas tentativas de localização e campanha de marketing. Quando você traduz seus produtos, é crucial usar o tom e o estilo adequados para entregar a imagem certa na mente de seus clientes. Quando você seleciona recursos visuais e design, eles devem refletir exatamente o tipo de marca que você deseja desenvolver.


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.