Cada vez mais pessoas tem buscado na internet uma forma de ganhar dinheiro fácil. E bem, se você chegou a este artigo eu tenho a resposta para você: isso é impossível. Sério, odeio decepcionar, mas não existe uma forma fácil de ganhar dinheiro na internet.

Entretanto, se você estiver disposto a investir algum tempo em estudo e criação de conteúdo, existem sim formas de se ganhar dinheiro pela internet. E inclusive de essa ser sua principal fonte de renda.

Talvez você já tenha ouvido falar dos programas de afiliados como o Hotmart e o Monetizze. Mas você sabe o que são esses programas? E principalmente, sabe como começar um site de afiliado?

Hoje nós iremos te explicar em detalhes o que é um programa de afiliados, como isso pode ser sua principal fonte de renda e como criar um site de afiliados do zero, sem nem mesmo precisar saber programar.

O que é um afiliado

Um afiliado é basicamente um vendedor. O funcionamento é bem simples, você se cadastra em site, escolhe um produto e o divulga com um link. Cada vez que alguém comprar pelo seu link, você recebe uma comissão. Simples. Porém, vamos falar disso com mais detalhes.

Primeiramente, vamos conhecer alguns sites de afiliados. Os principais são o Hotmart e o Monetizze. Nestes sites existem uma infinidade de infoprodutos com comissões que chegam a até 60% do valor de venda. Dificilmente qualquer produto que você invista seu dinheiro possuirá uma comissão tão alta.

E esse é o melhor do programa de afiliados: você não precisa de um investimento inicial. Em tese. Mas vamos chegar lá.

A primeira coisa que você precisa fazer para se tornar afiliado é escolher umas das plataformas que citamos e fazer seu cadastro. 

Nestas plataformas nós possuímos os produtores, que criam infoprodutos que em geral se tratam de cursos das mais diversas áreas. E os afiliados. 

Os afiliados basicamente escolhem os infoprodutos com os quais mais se identificam e divulgam seu link. Como dissemos, em tese não é preciso nenhum investimento inicial. Porém, onde você divulgará esse link?

Talvez você até consiga um amigo ou parente que tenha interesse no seu infoproduto, ou até mesmo consiga divulga-lo pelas redes sociais. Mas em pouco tempo torna-se claro que estes não são meios duráveis de realizar vendas.

Por isso, a dica de ouro é: crie um site e/ou blog para divulgar este infoproduto. E para isso é necessário um pequeno investimento em: registro de domínios e hospedagem de sites. Mas nada exorbitante. Um registro de domínios custa em média R$50,00 e só é pago uma vez. E uma hospedagem de sites pode ser paga anualmente por valores a partir de R$101,00. 

Ok, talvez você não saiba como criar um site de afiliados e até mesmo ache que isto não é para você, por que você não entende nada de criar sites ou programar. Mas saiba que nada disso será um obstáculo, desde que você tenha a capacidade de criar conteúdo de qualidade para seu site, sejam textos ou vídeos.

Mas antes de passarmos a criação do site de fato, vamos começar pelo básico: escolher seu nicho.

Escolhendo o seu nicho

Um nicho é uma área especifica de conhecimento no qual você irá investir. Existem milhares de nichos, uns mais aquecidos que outros, mas todos com grande potencial de vendas. Por via de regra, para saber se um nicho é lucrativo basta verificar se existe um infoproduto nele. Se existir, com certeza existe dinheiro circulando. 

Alguns exemplos de nichos são:

  • Marketing Digital
  • Idiomas
  • Emagrecimento
  • Programação
  • Vendas
  • Música

E estes foram só alguns exemplos. Para escolher um nicho no qual você se sairá bem, você deve dar atenção a duas coisas: primeiramente o nicho deve ser algo que você conheça ou goste. Porquê? 

Simples, pois se você já conhece e entende do assunto poderá falar dele com mais propriedade. E se você gosta, mesmo que não entenda tanto, será mais fácil de aprender para criar os conteúdos necessários para vender o seu infoproduto.

O segundo fator é avaliar o quão lucrativo esse nicho é. Se existe um produto no nicho, ele gera lucro, simples. Você pode ainda verificar os primeiros resultados no Google quando busca por esse nicho. Se outras pessoas estão investindo nele, com certeza há dinheiro circulando ali.

Criando seu site

E enfim, você escolheu seu nicho! Agora vamos falar de realmente criar o seu site. O primeiro passo é começar criando um nome para seu site. Aqui vão algumas dicas na hora de criar o nome do seu site:

  • Utilize palavras chaves no nome, para se posicionar melhor no Google
  • Utilize ferramentas como o Ubersuggest ou Keyword Planner para encontrar as melhores palavras chaves
  • E na hora de registrar um domínio, escolha registrar com o final .com e .com.br, dessa forma você garantirá não perder seu domínio futuramente.

Uma vez criado o nome, você só precisa encontrar uma empresa para registrar o domínio e contratar uma hospedagem de sites.

A hospedagem de sites é basicamente o local da internet onde os arquivos do seu site ficarão armazenados e é importante apostar em uma hospedagem de sites confiável e com suporte humanizado para tirar suas dúvidas.

Por fim, como dissemos você pode criar um site sem saber programar. Como? Instalando o WordPress na sua hospedagem de sites ou investindo um pouco mais em uma hospedagem com WordPress!

O WordPress é uma ferramenta que permite criar páginas e sites inteiros de forma simples e intuitiva com temas prontos que podem ser personalizados ao seu estilo e onde se pode acrescentar diversas funções extras a partir dos mais variados plugins.

Uma vez que seu site de afiliados tenha sido criado, você só precisará então de criar conteúdos de qualidade no seu nicho, aplicando regras de SEO para se posicionar no Google.

Conclusão

Como dissemos, criar o seu site de afiliados não é tão difícil como pode parecer e o melhor é que após criar o primeiro você pode aos poucos expandir seus horizontes e apostar em mais nichos e mais sites para complementar sua renda! 


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.