Se você tem dúvidas sobre como começar a trabalhar com marketing digital, a primeira coisa que tenho a dizer é que essa é uma ótima carreira para seguir. 

Não importa se essa será a sua primeira carreira, ou se você está pensando em mudar de área de atuação, nunca é tarde para alguém – com e sem experiência anterior – entrar no emocionante mundo do marketing online. 

Uma ótima notícia que tenho para te dar é que você pode aprender e trabalhar com marketing digital sem seguir um curso técnico ou uma faculdade, embora existam muitas opções disponíveis caso você queira ter uma formação na área. 

Hoje em dia, existem uma grande variedade de cursos livres – algumas opções gratuitas – que ensinam tudo sobre marketing digital.

Além disso, existe muito conteúdo gratuito disponível na internet sobre o assunto, como: blogs de especialistas, este aqui é um deles, canais no YouTube sobre marketing digital (pesquise Alex Vargas Pro no Youtube), e-books, podcasts, livros e muito mais. 

Outro ponto importante trabalhar com marketing digital é que você pode desenvolver as habilidades necessárias utilizando recursos online e atender seus clientes do conforto da sua casa. 

Quer saber como começar a trabalhar com marketing digital? Continue a leitura e descubra! 

O Marketing Digital é uma boa opção de carreira?

Estamos vivendo em um mundo digital, onde as estratégias de marketing estão mudando para a publicidade digital e se afastando dos canais tradicionais.

As empresas precisam melhorar sua visibilidade na internet e há uma demanda crescente de oportunidades de marketing online em todo o mundo. 

Isso significa que sim, o marketing digital é uma boa opção de carreira.

O fato de você não precisar estar fisicamente presente em um determinado local torna esse tipo de trabalho ideal para pessoas que desejam iniciar seus próprios negócios ou trabalhar com freelancers em tempo integral. 

Sugestões para começar a trabalhar com Marketing Digital

Aqui estão algumas sugestões que você pode começar a seguir hoje mesmo para começar a trabalhar com marketing digital: 

1. Conheça os fundamentos do Marketing Digital

Comece conhecendo os fundamentos do marketing digital

Para quem tem dúvidas sobre como começar a trabalhar com marketing digital, o primeiro passo é entender o que realmente a estratégia funciona e quais são seus componentes. 

O marketing digital – ou marketing online-, é um termo amplo usado para descrever o processo de marketing na internet. 

Ele possui vários componentes que cobrem todas as áreas da promoção online.

Portanto, você precisa entender que não é uma única disciplina, mas sim uma série de processos (canais) que podem participar de uma campanha de marketing digital. 

Veja: marketing digital possui os seguintes principais canais: 

  • SEO (Search Engine Optimization): otimização para mecanismos de pesquisa e publicidade paga; 
  • Marketing do site: divulgação do seu site na internet; 
  • Marketing de conteúdo: como utilizar diferentes tipos de conteúdo em suas campanhas de marketing digital;
  • E-mail marketing: é a realização de marketing por e-mail;
  • Marketing Digital de mídias sociais: ações no Facebook, Instagram e outras mídias sociais;
  • Marketing de vídeo: conteúdo no YouTube, Vimeo e outros canais de vídeos;
  • Marketing de afiliados: fazer vendas promovendo produtos de outras pessoas e ganhando comissão de afiliados. 

Para ser um profissional completo de marketing digital, é importante ter as habilidades necessárias para trabalhar com os canais acima. Porém, não se preocupe, você não precisa aprender tudo desde o primeiro dia. 

Conforme você progredir em sua carreira de marketing digital, você terá a chance de trabalhar com diferentes técnicas, tecnologias, ferramentas e, eventualmente, seus conhecimentos serão aprimorados.

2. Aprenda e trabalhe como afiliado de produtos

Marketing de afiliados

Se você quer saber como começar a trabalhar com vendas online no marketing digital, mas o seu foco é ter seu próprio negócio, a opção de afiliado de produtos pode ser o que você precisa. 

Muitas pessoas que decidem trabalhar com marketing digital acabam seguindo esse caminho. Ou seja, elas se afiliam a produtos, realizam suas vendas e ganham comissões por isso. 

E realmente é compreensível, pois trata-se de uma das melhores formas de ganhar dinheiro com marketing digital, foi assim que comecei nesse mercado.

Para isso é importante saber o que vender online para ganhar dinheiro e como executar estratégias e utilizar os canais de vendas de forma mais assertiva possível.

Porém, não pense que as sugestões que citei acima não serão importantes para você caso queira trabalhar como afiliado, pelo contrário. Todas elas serão essenciais para que você consiga fazer suas vendas – aprenda SEO, investir em Google Ads, saber utilizar o Google Analytics, utilizar as mídias sociais, etc.

E para te motivar ainda mais, veja as histórias de sucesso dos meus alunos que vem conseguindo ter excelentes resultados aplicando tudo que ensino dentro do Fórmula Negócio Online.

3. Comece seu próprio site

Para trabalhar com marketing digital é fundamental ter um site

Depois de conhecer o básico, a próxima etapa é colocar a mão na massa e começar a praticar o marketing digital. Uma das melhores maneiras de aplicar diferentes conceitos de marketing digital no mundo real é iniciar seu próprio site.

O marketing digital não é um conceito teórico, mas é altamente mensurável e prático. Não é suficiente saber a teoria por trás do SEO e do marketing de mídia social, mas você precisa saber como aplicar as diferentes técnicas na prática.

Ao longo de sua carreira, você será solicitado a promover diferentes tipos de sites para aumentar o tráfego orgânico (SEO) ou as vendas por meio de PPC e publicidade em mídia social.

Para adquirir as habilidades e a confiança necessárias, crie seu próprio website que irá combinar os dois conceitos.

Em outras palavras, crie um blog e trabalhe para aumentar sua classificação e, ao mesmo tempo, crie um produto ou encontre um produto para promover por meio de publicidade e tente fazer vendas.

Sei que esse processo vai levar tempo e, por você ser iniciante, a curva de aprendizado será grande, mas é a única maneira de construir uma base sólida para sua carreira.

Ter seu próprio site não só o ajudará a aprender os diferentes conceitos, mas também poderá usá-lo como uma vitrine para convencer novos empregadores ou clientes a confiar em você e a garantir um bom contrato ou emprego.

Muitas empresas e clientes quando vão contratar profissionais de marketing digital, não buscam apenas por certificações, mas pessoas que possam comprovar seus conhecimentos e ter um site com altas classificações e tráfego é a melhor maneira de fazer isso.

4. Torne-se um especialista em SEO

seja um especialista em seo para começar a trabalhar com marketing digital

Você não vai conseguir ter uma carreira de sucesso em marketing digital se não for bom em SEO. Isso porque a otimização de sites é essencial para que seu site ou blog consiga ter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa dos motores de busca, como o Google. 

Primeiro, você precisa se tornar um especialista em SEO e, em seguida, desenvolver outras habilidades.

Com o SEO, você aprenderá a criar sites que os usuários e os mecanismos de pesquisa adoram e poderá aplicar os mesmos conceitos para melhorar suas campanhas pagas do Google Ads e do Facebook.

Construa sua carreira em SEO gradualmente e quando sentir que domina as habilidades de SEO, continue com o resto.

5. Obtenha uma certificação do Google Ads

Obtenha certificação do Google Ads

Parte de suas responsabilidades como profissional de marketing digital é usar o Google Ads (anteriormente conhecido como Google AdWords) para promover produtos ou serviços em várias opções do Google e sites na internet. 

A maneira mais rápida de adquirir as habilidades necessárias é obter uma certificação do Google Ads. 

O Google possui uma infinidade de recursos para ajudá-lo a se tornar um especialista do Google AdWords e obter uma certificação é uma ótima maneira de provar aos seus clientes ou empregadores em potencial que você possui as habilidades necessárias.

6. Aprenda a fazer anúncios no Facebook

Aprenda a anunciar no facebook ads

A próxima etapa é começar com o marketing de mídia social e, em particular, os anúncios do Facebook.

Como especialista em marketing digital, você precisa saber como funcionam as diferentes redes de mídia social (Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn), mas a maior parte do seu tempo e orçamento de campanha será gasto no Facebook e Instagram.

O Facebook além de ser uma grande rede social, é hoje uma das ferramentas mais importantes para qualquer campanha de marketing digital.

Obter exposição orgânica no Facebook está cada vez mais difícil, então a única maneira de usar o Facebook como ferramenta de vendas é aprender a usar sua plataforma de publicidade.

Se você já seguiu os passos acima e tem bons conhecimentos de SEO e Google Ads, aprender a usar os Anúncios do Facebook não será difícil. Muitos dos conceitos são semelhantes ao PPC, mas você ainda precisa aprender a usar a ferramenta e se familiarizar com as várias políticas do Facebook.

7. Torne-se um especialista em Google Analytics

Seja um especialista em Google Analytics e comece como um verdadeiro profissional de marketing  digital

Além de aprender as diferentes ferramentas que podem gerar tráfego, um profissional de marketing digital precisa conhecer Analytics

Isso porque uma das principais características de qualquer campanha de marketing digital é que tudo é mensurável.

Você sabe quantas pessoas visualizaram suas campanhas, quantas pessoas clicaram em seus anúncios, quantas conversões geraram e muitas outras métricas que cobrem todos os aspectos de uma campanha.

Para poder tomar decisões informadas com base em dados reais, você precisa saber como medir a eficácia de uma campanha e como analisar os resultados.

Este é o seu ponto de partida é se tornar um especialista em Google Analytics.

8. Trabalhe com marketing digital como freelancer

freelancer para começar no marketing digital

O próximo passo em sua carreira para se tornar um profissional de marketing digital é conseguir um emprego real na área – isso se você não estiver pensando em investir todo o seu tempo apenas na criação de seu negócio. 

Começar seu próprio site é uma ótima maneira de praticar as diferentes técnicas de marketing digital, mas fazer marketing digital para um cliente é uma história totalmente diferente.

Lidar com contas de clientes irá ‘forçá-lo' a configurar procedimentos, melhorar suas habilidades analíticas e de relatórios, aprender como lidar com orçamentos e como gerenciar a comunicação com o cliente.

Você pode usar portais de empregos de freelancer para se candidatar a trabalhos de marketing digital. Se você é um iniciante, comece com tarefas fáceis e rápidas primeiro e vá gradualmente para projetos maiores.

É difícil para freelancers sem feedback conseguir um trabalho atribuído, então certifique-se de:

  • Leia os requisitos de anúncio de emprego com atenção e responda a quaisquer perguntas.
  • Se candidate rápido. Um formulário de emprego receberá centenas de candidatos, então certifique-se de que o seu esteja no topo da lista.
  • Mantenha seus preços baixos e razoáveis. Se você não tem experiência, não pode cobrar uma taxa especial. Seu objetivo nesta fase é ganhar experiência para poder ganhar dinheiro mais tarde.

9. Mantenha-se informado sobre as atualizações

estude constantemente o mercado de marketing digital

As táticas de marketing digital atualizam o tempo todo. Alguns profissionais adoram e outros odeiam, mas é um fato que o marketing digital é uma indústria em rápida mudança.

O Google está implantando centenas de mudanças relacionadas a buscas orgânicas e pagas por ano, o algoritmo do Facebook está em constante mudança e, em geral, o cenário do marketing digital é extremamente dinâmico.

Isso significa que se você decidir seguir a carreira de marketing digital, deve saber com antecedência que o aprendizado fará parte do seu dia a dia. 

Até mesmo os profissionais que fazem isso há anos costumam todos os dias aprender algo novo.

É importante que a maioria do seu tempo seja gasto lendo sobre atualizações e novos desenvolvimentos do setor, estudos de caso, aprendendo novas ferramentas e se mantendo atualizado com as mudanças feitas em todos os canais de marketing digital.

Conclusão

Como começar a trabalhar com marketing digital vem se tornando uma dúvida cada vez mais comum.

Há uma demanda crescente por profissionais de marketing digital em todo o mundo, o salário é bom (dependendo da experiência) e é um trabalho que você pode fazer por conta própria – ter o seu negócio-, como freelancer ou trabalhando em uma agência de marketing digital.

Se você está começando agora, sua primeira preocupação deve ser desenvolver suas habilidades. O marketing digital não é algo que você aprende fazendo um curso e depois começa a trabalhar.

Existem muitas disciplinas que compõem o marketing digital e você deve ser um especialista em todas elas para conseguir ter uma carreira de sucesso. 

A melhor maneira de aprender marketing digital é praticando em seu próprio site. Crie um blog e comece a escrever conteúdo. Passe algum tempo dominando o SEO e depois passe para o marketing do Google Ads e do Facebook.

Se você tiver a oportunidade de ingressar em uma agência de marketing digital estabelecida, faça-o. Se já tiver a oportunidade de se afiliar a produtos, também faça isso – caso queira seguir nesse caminho. 

Espero que sua dúvida sobre como começar a trabalhar com marketing digital tenha sido esclarecida e que em breve você comece a dar os seus primeiros passos para o sucesso no digital! 


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.