As vendas online se tornaram recorrentes nesses últimos meses, fazendo com que muitos negócios ingressarem no mundo do e-commerce. 

Seja numa loja online de calçados e relógios ou de diferentes setores, ter uma presença digital é uma boa estratégia para divulgação do seu negócio. 

Por isso, se você busca formas para alavancar as suas vendas online, continue a leitura desse artigo e saia daqui com ideais para implantar no seu e-commerce. 

Estude seu público alvo 

Um dos pontos fundamentais para vender online, é pensar que toda a otimização do site deve abranger a sua persona, aquela pessoa ideal para adquirir seus produtos. 

Você pode oferecer tênis da Nike em conteúdo como um texto de blog, falando dos benefícios do modelo, principalmente para quem deseja um calçado para usar no dia a dia e na prática de exercícios. Saiba o que a sua persona precisa e ofereça a ela, exalte os pontos positivos, tornando-os mais chamativos.

Outra forma de oferecer o produto, é no e-mail marketing divulgando uma promoção no momento certo, para converter a venda. 

É importante se atentar ao conteúdo do e-mail, com imagens ilustrativas, botões de direcionamento para compra e um nome de assunto atrativo para o usuário abrir o e-mail. Faça com que a pessoa fique curiosa, interessada em saber o que você está oferecendo.

Estudar seu público também resultará em ações estratégicas de acordo com os comportamentos do seu possível cliente, como atualização dos aspectos da sua persona, utilizando ferramentas de pesquisas online, e na coleta de dados dos visitantes do site.  

Escreva bons conteúdos para seu público 

Após revisar sua persona, é preciso investir em conteúdo relevante para manter esse usuário conectado em seu site. 

A ideia é trazer uma solução para a dor do cliente, apresentando soluções acessíveis e reais para sua vida. É importante entender o que a persona precisa, qual a sua situação de vida de forma geral, mas com detalhes, para conseguir alcançá-la de forma mais eficiente.

Portanto, para se destacar entre outros conteúdos semelhantes, escreva assuntos mais orgânicos e invista em técnicas de SEO, que trazem melhores resultados para o topo de buscadores como o Google. 

No caso de lojas online, a escrita comercial é um bom caminho para conversões em vendas, por isso, vale a pena usar as técnicas de copywriting e gatilhos mentais. 

Mantenha seu perfil nas redes sociais

As redes sociais são verdadeiras vitrines de produtos, e um importante canal de comunicação com seu público. Além do mais, a maior parte das pessoas está conectada em alguma rede, por várias horas ao longo do dia. Seja no Instagram, Facebook, Whatsapp ou outros.

É através dela que o cliente pesquisa sobre a reputação da loja, comenta sobre produtos e se comunica pelo direct ou mensagem privada.

Sendo assim, a qualidade do atendimento depende dessa presença nas redes sociais, interagindo com os usuários e otimizando a experiência que leva as decisões de compras.

As postagens na página podem conter assuntos relevantes que engajam o público, que também direcionam para sua loja virtual. Faça abordagens que apresentem o seu produto, mas também a função e praticidade deles. Mostre o que o seu cliente ganha comprando de você e o que você tem a oferecer.

E com os anúncios patrocinados, o negócio alcança mais pessoas, sendo usado de forma estratégica para atingir as pessoas certas.

Com a utilização das redes sociais no seu negócio, você pode diminuir o abandono de carrinho, através do login social no seu site, onde o usuário não precisa preencher um formulário, apenas usar seu perfil na rede social para se cadastrar e comprar no site. Dessa forma, fica muito mais rápido e automático, dando menos chances para o usuário desistir da compra.

Invista em uma melhor experiência para o usuário do site 

A experiência do usuário conta muito para quem deseja vender mais na internet, pois o que o cliente precisa é de uma solução para seu problema. 

É aí que entra também a usabilidade e utilidade do seu site, que são dois pontos importantes para melhorar a navegação na sua página. 

Para isso, ao criar sua loja virtual, pense nas ferramentas que agregam a sua plataforma, como o design, principalmente de forma responsiva para várias telas e ações com CTA´s que focam na conversão de vendas. 

É necessária uma funcionalidade para navegar, com descrições claras de produtos e facilidades nos processos de compra, pagamento e informações sobre a entrega dos produtos. 

A segurança do site também deve ser priorizada, por isso mantenha os selos e certificados bem visíveis, para que o usuário veja a credibilidade da empresa.

Os contatos da sua loja também são um ponto chave para transmitir segurança, se o cliente tiver alguma dúvida, ele usará os canais de comunicação divulgados no site.

Sempre mantenha-os atualizados e não se esqueça de oferecer um bom atendimento, não deixando de responder às dúvidas do cliente, mesmo quando eles são mal educados.

Tenha uma página que ofereça um bom atendimento online 

Assim como em uma loja física, o atendimento online transmite uma maior confiabilidade da marca, principalmente para tirar dúvidas e fazer o cliente caminhar pelo funil de vendas. 

Os Chatbots são ótimas ferramentas para ajudar a otimizar os processos básicos, assim como a atenção maior no e-mail, com atendimento dedicado e que traga uma linguagem de acordo com sua persona. 

Nas redes sociais, temos ferramentas como as respostas aos comentários das postagens e mensagens privadas que mantém a interação entre empresa e cliente, 

Para as lojas de tênis, por exemplo, o cliente pode tirar dúvidas pelos canais de comunicação direta como chatbots, o que contribui para a decisão de compra. 

Os aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp e chat online ajudam a vender mais,  facilitam essa comunicação, com respostas rápidas e em tempo real. 

Sabemos que nem sempre é fácil empreender na internet, mas é preciso ser estratégico para se destacar entre a concorrência e alcançar bons resultados em vendas.

Por esse motivo, é sempre interessante avaliar quais as ferramentas usadas por sua persona, dessa forma, o seu negócio tomará as decisões corretas quanto às suas ações para vender mais na internet.

Ficou com alguma dúvida de como alavancar suas vendas online? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo.


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.