O home office já era uma tendência mundial, que ganhou força com a pandemia da Covid-19, já que muitas pessoas estão ficando em casa para evitar o aumento dos casos de contaminação no país.

Mas como conseguir ganhar dinheiro em casa durante a crise, sem perder o ritmo e a qualidade dos resultados? Listamos 7 apps para produtividade no home office que vão te ajudar a ser mais disciplinado e eficaz.

Também separamos algumas dicas importantes para se adequar a esse modelo de trabalho e entregar resultados positivos, seja lá onde estiver seu escritório. Se você quer começar a ser mais produtivo agora, confira o conteúdo abaixo.

Produtividade no home office

As evoluções tecnológicas estão facilitando a vida das pessoas, em diversos aspectos. E não seria diferente com o trabalho. Para muito além do e-mail, a internet entrega uma série de ferramentas que permitem às pessoas o trabalho de casa.

E a produtividade no home office pode ser até melhor do que quando estamos no escritório tradicional. Pelo menos é o que diz um estudo da Universidade de Harvard, que identificou aumento na qualidade das entregas de profissionais que trabalham de forma remota e escolhem o local onde vão plugar seus computadores.

Mas se você está começando agora e ainda tem dúvidas de como organizar seu dia a dia, conheça 7 apps para produtividade no home office que vão deixar sua rotina mais simples e com resultados melhores.

  1. Trello

O Trello é um dos mais conhecidos dos nossos 7 apps para produtividade no home office. Essa é uma ferramenta de organização de tarefas, que organiza todas as atividades em quadros e possibilita que toda a equipe seja integrada à plataforma.

A ferramenta é baseada na metodologia Kanban — um método japonês, baseado em controle visual dos fluxos de trabalho, mitigação de perdas e atrasos, e reposição imediata de estoque — e é formado por uma série de listas, que se desloca de uma coluna para outra, conforme os trabalhos são concluídos.

Nos quadros, o organizador inclui membros responsáveis por cada tarefa e pode definir prazo de entrega, com data e horário, além de fazer checklists e anexar documentos complementares. Sempre que o prazo final de entrega está se aproximando, um e-mail é enviado como lembrete. 

E dá para usar, ainda, para organizar tarefas pessoais, como cursos, cuidados com a casa e outras tarefas. O aplicativo pode ser acessado do navegador ou baixado no celular.

  1. Evernote

Seu computador e bloco de anotações estão cheios de post-its que, depois de um tempo, se transformam em uma grande confusão colorida? O Evernote é perfeito para resolver esse problema.

Essa ferramenta funciona como um bloco de notas digitais, mas com um campo de pesquisa, para que o usuário localize tudo o que foi salvo anteriormente.

É bastante indicado para profissionais que lidam com um grande volume de informações e precisam catalogá-las com mais organização. Também serve para salvar textos, notícias e conteúdos online, como uma espécie de clipagem, para ler depois.

O Evernote funciona no navegador de internet e em celulares Android e iOS.

  1. Google Drive

No home office, cada membro da equipe está em um lugar diferente, mas precisa acessar arquivos e documentos em um único lugar. Os sistemas empresariais costumam funcionar em rede, com uma série de passos de segurança, o que dificulta ou impede o acesso em casa.

Para resolver essa questão, nada melhor do que ter os arquivos que todo mundo precisa usar salvos em nuvem, para facilitar o trabalho pela internet. E essa é justamente a função do Google Drive.

Os usuários do plano gratuito podem usar até 15 GB de espaço, mas há versões pagas com opções, até mesmo, de espaço ilimitado para salvar os arquivos online.

O Google Drive também tem a opção de Team Drive. Diferentemente do drive normal, em que os usuários enviam links para compartilhar arquivos, aqui, toda a equipe é adicionada à plataforma para acessar documentos e pastas de maneira conjunta.

Os membros do time ainda podem ser classificados em diferentes níveis de acesso e, assim, conseguirem editar, adicionar, excluir pastas, e fazer comentários nos arquivos.

  1. Google Calendar

Todo mundo tem calendário no celular, mas, para aumentar a produtividade no home office, esse modelo básico não é suficiente. O Google Calendar é uma alternativa completa, para quem deseja organizar tarefas empresariais com simplicidade.

Se sua equipe já tiver o Team Drive, tudo fica ainda mais fácil. É possível visualizar a agenda de outras pessoas do seu time, o que facilita bastante a marcação de reuniões e eventos online; os eventos podem ser diferenciados por cores, para deixar mais visual e organizado.

O calendário Google permite, ainda, desenvolver uma lista de tarefas, semelhante ao Trello e, apesar de serem marcas concorrentes, também funciona em aparelhos iOS.

  1. Google Meet

E o Google parece estar realmente bem “equipado” quando o assunto é home office e tem um combo de ferramentas para facilitar a vida dos profissionais.

O Google Meet é a ferramenta de videoconferência da marca. É possível fazer reuniões com até 250 pessoas, com segurança e muita simplicidade, já que não é preciso instalar qualquer tipo de plugin para acessar a sala virtual.

O criador da reunião acessa o calendário do e-mail, cria um link de sala virtual, define data e horário, e convida os contatos, que nem precisam ter uma conta do Gmail para entrar na reunião. O processo é rápido e muito intuitivo.

Além disso, é possível usar a câmera e microfone, além de um chat na barra lateral. E se algum usuário estiver incomodando, é possível mutar seu microfone ou mesmo removê-lo da sala e continuar com seu evento.

  1. Freedom

Algumas ferramentas do celular, especialmente as redes sociais, são uma grande distração. A cada notificação, a gente para tudo que está fazendo, para conferir os likes e mensagem. Dá até vontade de ocultar os aplicativos no celular, não é?

Mas há um app para produtividade no home office que promete reduzir bastante as distrações, para quem tem dificuldade em se concentrar nas tarefas. O Freedom.

A ferramenta já tem mais de um milhão de usuários e se baseia em um dado importante: cada vez que alguém para responder uma notificação, ela leva cerca de 23 minutos para retomar o foco na tarefa original.

Com o Freedom, o usuário define tempos de atividades em que a ferramenta vai bloquear notificações e sites instalados no seu aparelho, facilitando a sua concentração. 

Funciona em computadores e celulares iOS e Android, mas, depois de aproveitar a versão de teste, o usuário precisa escolher um plano, a partir de 2,42 dólares por mês.

  1. Buffer

Com sedes temporariamente fechadas em todo o mundo, as redes sociais ganharam mais força como canal de comunicação com os clientes. Então, cuidar bem do gerenciamento desses sites é muito importante.

O Buffer é um app para produtividade nessas mídias. Com ele, o usuário pode agendar posts no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e outras redes, além de analisar uma série de dados de engajamento com sua marca.

Oferece 14 dias de teste, mas, depois, desse período, é preciso assinar um plano, que pode ser cancelado a qualquer momento.

Bônus: Blinklist

Além desses 7 apps para produtividade no home office, vale conferir o Blinklist, um aplicativo para quem está com uma série de livros e artigos interessantes, relacionados ao trabalho, mas sem tempo para ler tudo em detalhes.

O Blinklist “lê” o livro inteiro e te entrega um resumão, para que você absorva o conhecimento mais rapidamente. É possível experimentar a versão de teste, mas, depois, é preciso fazer uma assinatura, que pode ser individual ou para a equipe toda de trabalho.

Os planos custam a partir de 7,49 dólares por mês e, dependendo do ramo de atividades do negócio, vale a pena apresentar a ferramenta para sua empresa.

Outras dicas para ter mais produtividade no home office

Nem só de ferramentas vive o profissional em home office, portanto, aqui vão algumas dicas valiosas para quem está experimentando o trabalho remoto pela primeira vez:

  • É essencial ter um  bom plano de banda larga. Lembre-se que todas as suas atividades serão online, e situações como as reuniões por vídeo e troca constante de arquivo vão demandar internet de qualidade. Vale a pena usar um comparador para escolher o melhor plano para sua casa, há inclusive pacotes de combo ideais para toda a família.
  • Mantenha uma rotina: levante-se todos os dias no mesmo horário, arrume como se fosse sair de casa (nada de passar o dia de pijama!) e tenha um cronograma de atividades. Tenha hora para começar e encerrar o trabalho, além de dedicar um tempo para passar com a família.
  • Adapte seu escritório em um espaço adequado. É importante ter uma mesa organizada, cadeira confortável e um cômodo sem barulho e/ou interferências externas.
  • Faça pequenas pausas. Em casa, temos a tendência de ficar horas ininterruptas na cadeira, o que não é bom nem para o corpo nem para a mente.

E lembre-se: esse é um momento de adaptação e de descobrir o que funciona melhor para cada perfil de profissional.

Se essas dicas te ajudaram, compartilhe o artigo com seus amigos e ajude-os a serem, também, mais produtivos!


Alex
Alex

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.